Tendermint anuncia Emeris, plataforma que conecta uma infinidade de serviços cripto
A empresa blockchain Tendermint está criando uma loja de aplicações cripto chamada Emeris, que vai permitir o acesso a uma variedade de aplicações descentralizadas (“dapps”), segundo um anúncio desta quarta-feira (7).
Emeris irá fornecer um só lugar para que usuários interajam com diferentes aplicações, como protocolos de empréstimo e corretoras descentralizadas (DEXs).
Tendermint planeja lançar uma versão beta do projeto ainda este mês e pretende divulgá-lo em setembro.
“Emeris é o nosso produto mais ambicioso até hoje. Finalmente iremos oferecer, aos usuários finais, um portal único para navegarem pela Internet dos Blockchains. Nossa versão beta — que será lançada este mês — começa a cumprir essa missão, com foco nas DeFi entre blockchains”, disse Peng Zhong, CEO da Tendermint.
Tendermint é uma grande contribuidora da rede Cosmos, um conjunto de múltiplos blockchains que se conectam. Fornece software de blockchain, bem como kits de desenvolvimento, usados por projetos blockchain no ecossistema Cosmos.
Expansão além da Cosmos
O lançamento beta da Emeris irá atuar como um painel não custodial — onde usuários terão controle sobre seus próprios fundos — para dapps no ecossistema Cosmos. Irá começar com um foco principal em protocolos de finanças descentralizadas (DeFi).
Quando a versão beta for ao ar, terá suporte para o protocolo Gravity DEX, corretora descentralizada para a negociação de tokens entre blockchains. Inicialmente, terá compatibilidade com diversos blockchains na Cosmos, como o Cosmos Hub, Crypto.com e Akash Network.
Mas o plano é que Emeris expanda para além do ecossistema Cosmos. O objetivo é ser compatível com diversos outros blockchains, começando com a Ethereum.
“No futuro, Emeris dará acesso aos melhores aplicativos cripto, independente de qual blockchain eles estejam”, afirmou Zhong.
Também deseja ir além do painel proposto. Tendermint quer desenvolver uma aplicação móvel e uma extensão para navegador de uma carteira para ampliar o acesso.
Competição acirrada com a Coinbase
Tendermint não é a única empresa que planeja oferecer um ponto de acesso simplificado ao ecossistema cripto.
A corretora cripto Coinbase (COIN) que, recentemente, anunciou que deseja listar todas as criptomoedas onde isso for legalmente possível, também planeja criar uma loja de aplicativos cripto.
Em uma publicação, Brian Armstrong, CEO da Coinbase, disse que a corretora quer desenvolver “A” loja de aplicativos cripto, citando o sucesso da Apple com aplicativos.
“Agora, existem dezenas de bilhões de dólares de atividade econômica circulando [pelas dapps] e uma nova tendência está surgindo a cada três meses. Iremos trabalhar para fornecer, a nossos usuários, um fácil acesso a tudo isso a partir do produto principal da Coinbase”, disse ele.
A Coinbase já oferece acesso a dapps por meio da Coinbase Wallet, seu aplicativo de carteira não custodial. Possui um navegador interno de internet que mostra a variedade de dapps em um site da Coinbase. Usuários que clicarem nessas dapps são redirecionados a seus respectivos sites.
A diferença entre esse serviço e uma loja de aplicativos cripto é que as dapps já seriam desenvolvidas na própria plataforma da loja, fornecendo uma experiência bem mais ininterrupta.