Tenda mandou bem no 2º trimestre, mas forte desempenho já está precificado, diz Credit Suisse
A Tenda (TEND3) divulgou fortes números de vendas no segundo trimestre, como os investidores já esperavam. A pandemia de covid-19 não impediu que a companhia encerrasse o período com um montante de R$ 576 milhões, aumento de 20,1% na comparação anual.
Na avaliação do Credit Suisse, o bom resultado é explicado não só pela demanda resiliente, mas também pelas vantagens competitivas da empresa, como a plataforma online, o reconhecimento da marca e os descontos nos pagamentos iniciais.
“Nós vemos a Tenda, assim como outras construtoras listadas, ganhando participação. No entanto, mantemos nossa recomendação neutra, pois acreditamos que o crescimento da companhia já está precificado”, avaliou a equipe de análise do banco suíço, em relatório enviado aos clientes.
Grandes lançamentos
A construtora chegou a realizar 14 lançamentos no segundo trimestre, totalizando um valor geral de vendas (VGV) de R$ 630,2 milhões. Segundo o Credit Suisse, isso se deve parcialmente as atrasos de projetos que deveriam ter sido lançados no primeiro trimestre e às restrições de deslocamento impostas para conter o coronavírus.
“Esperamos que a Tenda acelere os lançamentos a partir do segundo semestre, que tem potencial de ser semelhante à segunda metade do ano de 2019”, afirmou o banco.
A recomendação para o papel é neutra, com preço-alvo indicado para os próximos 12 meses de R$ 37.
Avaliação da XP Investimentos
A boa execução da Tenda foi reconhecida pela XP Investimentos, que iniciou a cobertura da ação com recomendação neutra e preço-alvo de R$ 37,20. A perspectiva para o segmento de baixa renda ainda é boa, mas, assim como o Credit Suisse, a corretora acredita que o papel já reflete a visão positiva dos negócios.
Para a XP, o processo de reestruturação em 2012 permitiu que a companhia melhorasse sua eficiência e se tornasse a fornecedora com o menor preço do segmento.
“Em um mercado em que o preço baixo é essencial, ser aquele com menor custo entre os pares de mercado, permite à Tenda melhorar sua velocidade de vendas enquanto mantém margens altas. Essa combinação de alto giro das unidades e margens saudáveis levou a empresa a melhorar significativamente sua rentabilidade nos últimos anos, tornando-a uma das melhores de sua categoria”, explicou o analista de Fundos Imobiliários, Renan Manda.