Tencent tem queda nas vendas; distribuirá participação de US$ 20,3 bi na Meituan
A Tencent disse nesta quarta-feira que distribuirá sua participação de 20,3 bilhões de dólares na empresa de entrega de alimentos Meituan em dividendos, após divulgar uma segunda queda consecutiva nas vendas trimestrais, afetada pela desaceleração econômica e pela repressão regulatória da China.
O plano ocorre enquanto a gigante da tecnologia com sede em Shenzhen fecha alguns negócios não lucrativos e demite funcionários na tentativa de voltar ao crescimento.
A Tencent, maior empresa de videogames do mundo e operadora da plataforma de mensagens WeChat, disse que sua receita caiu 2%, para 140 bilhões de iuanes (19,8 bilhões de dólares) no trimestre encerrados em setembro, na segunda queda trimestral consecutiva.
Ela ficou abaixo da previsão média de analistas, de 141,6 bilhões de iuanes.
A Tencent vinha tendo crescimento de dois dígitos em quase todos os períodos trimestrais desde que abriu o capital em 2004, mas sua expansão foi interrompida pela repressão da China à indústria de tecnologia a partir do final de 2020.
As ações da Tencent fecharam em alta de 2,22% antes do anúncio dos resultados. A Tencent perdeu quase 60% de seu valor de mercado desde o pico em fevereiro de 2021.
A Tencent disse que transferirá 958,12 milhões de ações da Meituan, ou cerca de 15,5% do total de ações da empresa. A Tencent possui 17% da companhia de entrega de alimentos.
A Meituan disse que a Tencent manterá seu relacionamento comercial mutuamente benéfico após a venda da participação.
A Tencent tem reduzido participações em empresas de portfólio para apaziguar os reguladores chineses e também para obter grandes lucros com essas apostas, disseram fontes.
Em dezembro, anunciou o desinvestimento de cerca de 86% de sua participação na JD.Com, no valor de 16,4 bilhões de dólares, enfraquecendo seus laços com a segunda maior plataforma de comércio eletrônico da China.
Além da Meituan, a Tencent também tem participações na empresa de comércio eletrônico Pinduoduo , na plataforma de vídeo Kuaishou, na companhia de transporte por aplicativo Didi, na fabricante de veículos elétricos Tesla e no serviço de streaming Spotify .
A demanda por videogames, importante fonte de receita para a Tencent, seguiu fraca no trimestre, já que ela não recebeu aprovação para nenhum jogo comercial por mais de um ano.
A receita doméstica de jogos encolheu 7%, para 31,2 bilhões de iuanes, enquanto a receita internacional de jogos aumentou 3%, para 11,7 bilhões.
As vendas de anúncios online caíram mais de 5%, uma vez que os anunciantes reduziram os orçamentos.
O lucro líquido subiu 1%, para 39,9 bilhões de iuanes, acima da estimativa média dos analistas de 25,6 bilhões de iuanes.
No terceiro trimestre, o número de funcionários da Tencent foi reduzido em 1.875, para 108.836. A empresa iniciou uma nova rodada de cortes direcionados a suas unidades de streaming de vídeo, jogos e nuvem.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!
Link: https://bit.ly/facebookmt2022