Empresas

Tencent reduz preços de serviços de nuvem em até 40%

17 maio 2023, 13:11 - atualizado em 17 maio 2023, 13:11
Tencent
James Mitchell, diretor de estratégia da Tencent, disse a analistas em uma teleconferência que o impacto dos cortes de preços na Tencent como um todo não é notável (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

A gigante da internet chinesa Tencent está reduzindo os preços dos serviços em nuvem em até 40% a partir de junho, em meio a movimentos semelhantes de rivais que mergulharam o setor em uma guerra de preços.

O rival Alibaba disse no mês passado que reduziu os preços de alguns produtos em nuvem em até 50%. A estatal China Mobile também anunciou cortes, dizendo que os preços de alguns serviços seriam reduzidos em até 60% por um tempo limitado.

Charlie Chai, analista da 86Research, disse que os provedores de serviços de nuvem chineses já realizaram esforços para evitar uma guerra de preços, mas “no final do dia eles ainda seguiram esse caminho”. Ele observou que as empresas haviam se expandido agressivamente e agora tinham capacidade demais.

Wei Yunfeng, pesquisador da empresa de dados IDC, disse que os cortes de preços foram provocados em parte por altas metas de vendas, apesar da desaceleração do crescimento do mercado.

Chai disse que um mercado de nuvem mais desafiador força as empresas a se concentrarem na diferenciação de negócios e que o Baidu está bem posicionado, pois possui “produtos exclusivos centrados em inteligência artificial”.

“Para os participantes que optam por entrar na guerra, o impacto na margem de curto prazo pode ser significativo”, disse ele, estimando que poderá reduzir de 4 a 7 pontos percentuais suas margens de lucro operacional na nuvem.

A receita da nuvem do Alibaba representa cerca de 9% de sua receita total. A Tencent não fornece números separados para a receita da nuvem.

A companhia mostrou nesta quarta-feira um retorno ao crescimento da receita no primeiro trimestre, uma vez que se recuperou de interrupções relacionadas à pandemia e um congelamento regulatório nas licenças de jogos um ano antes.

James Mitchell, diretor de estratégia da Tencent, disse a analistas em uma teleconferência que “o impacto dos cortes de preços na Tencent como um todo não é notável”.

Mitchell disse que os serviços em nuvem representam apenas “uma porcentagem média de um dígito” da receita total da Tencent.