Tencent pode sofrer multa recorde na China por violações sobre lavagem de dinheiro, diz jornal
A Tencent enfrenta uma potencial multa de no mínimo centenas de milhões de yuans por violação de alguns regulamentos do banco central chinês através de sua rede móvel de pagamentos WeChat Pay, disse o Wall Street Journal nesta segunda-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Reguladores financeiros descobriram recentemente que o WeChat Pay quebrou as regras antilavagem de dinheiro da China e não estava em total conformidade com os regulamentos “conheça seu cliente” e “conheça seu negócio”, disse o jornal.
A Tencent e o banco central da China, o Banco Popular da China (PBOC), não responderam imediatamente a pedido de comentário da Reuters. As ações da gigante de tecnologia chinesa caíram cerca de 10% após a publicação.
O PBOC descobriu as violações durante uma inspeção de rotina no WeChat Pay concluída no final de 2021, de acordo com a reportagem.
A investigação também revelou a permissão para transferência e lavagem de recursos com transações ilícitas, como jogos de azar, segundo a reportagem. No ano passado, a China aplicou uma multa recorde ao Alibaba de 18 bilhões de yuanes (2,83 bilhões de dólares) por violações antimonopólio.
A China lançou recentemente uma campanha de três anos liderada pelo PBOC e pelo Ministério da Segurança Pública, para combater a lavagem de dinheiro.