BusinessTimes

Tencent planeja vender fatia na Meituan por até US$ 24 bi, diz Reuters

16 ago 2022, 11:24 - atualizado em 16 ago 2022, 11:24
Tencent
A Tencent pretende iniciar a venda ainda este ano se as condições do mercado forem favoráveis, disseram duas das fontes (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

A chinesa Tencent planeja vender parte ou toda sua participação de 24 bilhões de dólares na empresa de entrega de alimentos Meituan para acalmar reguladores e monetizar um investimento de oito anos, disseram quatro fontes com conhecimento do assunto.

A empresa, que detém 17% da Meituan, tem se envolvido com consultores financeiros nos últimos meses para descobrir como executar uma venda potencialmente grande de sua participação, disseram três das fontes.

A Tencent pretende iniciar a venda ainda este ano se as condições do mercado forem favoráveis, disseram duas das fontes.

A Tencent se recusou a comentar. A Meituan não respondeu a um pedido de comentário. Todas as fontes se recusaram a ser identificadas devido a restrições de confidencialidade.

A companhia anunciou em dezembro o desinvestimento de cerca de 86% de sua participação na JD.com, no valor de 16,4 bilhões de dólares, enfraquecendo seus laços com a segunda maior empresa de comércio eletrônico da China.

Um mês depois, levantou 3 bilhões de dólares com a venda de uma fatia de 2,6% na empresa de jogos e comércio eletrônico SEA, o que foi visto como um movimento para monetizar seu investimento enquanto ajustava a estratégia de negócios.

A Tencent não atribuiu o desinvestimento das participações da JD.com e da SEA na repressão regulatória.

Além da Meituan, a Tencent também detém participações na empresa de comércio eletrônico Pinduoduo, na plataforma de vídeo Kuaishou, no aplicativo de transporte Didi, na montadora Tesla e no Spotify.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundoEntre agora para o nosso grupo no Telegram!

reuters@moneytimes.com.br