BusinessTimes

Tencent bloqueará acesso de jogadores chineses a jogos estrangeiros não aprovados

14 abr 2022, 16:31 - atualizado em 14 abr 2022, 16:31
Tencent
A Tencent lançou os aplicativos pela primeira vez em 2018 (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

A Tencent disse que encerrará um serviço que permite que jogadores chineses acessem plataformas de jogos estrangeiros não aprovados, diante do escrutínio regulatório sobre o setor.

A maior empresa social e de jogos do país disse na quarta-feira que atualizará em 31 de maio seus aplicativos móveis e de desktop de aumento de velocidade de jogos para novas versões que suportariam apenas jogos operados na China.

As novas versões não permitirão mais o acesso de usuários a jogos estrangeiros.

A Tencent lançou os aplicativos pela primeira vez em 2018.

Esses produtos, que outras empresas como a NetEase também oferecem, atuam como ferramentas de aceleração de rede que ajudam os usuários a aumentar a velocidade da internet.

Os jogadores na China só podem jogar títulos aprovados pelo governo e não podem jogar com estrangeiros em servidores de fora do país.

Embora esses jogos não sejam explicitamente bloqueados, as velocidades locais da internet geralmente são muito lentas para os jogadores acessá-los.

Como tal, muitos jogadores na China usaram esses aplicativos na prática para acessar jogos estrangeiros não aprovados, como Grand Theft Auto (GTA) ou Animal Crossing, da Nintendo.

Os aplicativos também se tornaram ao longo dos anos canais de uma área “cinzenta” para desenvolvedores de jogos estrangeiros alcançarem usuários no maior mercado de jogos do mundo.

A Tencent se recusou a fornecer mais comentários sobre por que decidiu fazer alterações no aplicativo.

A mudança foi recebida com desânimo pelos jogadores chineses, mas muitos disseram que não era surpreendente.

“Isso é esperado, dada a direção em que as coisas estão indo. É mais difícil ser um jogador na China a cada dia”, escreveu um internauta chinês no site de microblog Weibo.

A medida ocorre dias após a China suspender um congelamento de nove meses nas licenças de jogos.

Nesse período, as empresas de jogos, incluindo a Tencent, fizeram grandes ajustes em suas práticas comerciais para cumprir definições regulatórias.