Temu se torna o 2º maior marketplace do Brasil e deixa Mercado Livre para trás
Com seis meses de operação no Brasil, a Temu ultrapassou o Mercado Livre em número de usuários ativos no país, nas contas do Citi.
Em relatório, o banco afirmou que a empresa chinesa atingiu 39 milhões de usuários, com aumento de cerca de 4 milhões de clientes somente no último mês. A plataforma também continua a crescer a participação em downloads em aplicativos.
Com isso, a Temu está atrás apenas da plataforma Shopee, que possui mais de 50 milhões de usuários ativos.
Ainda segundo o relatório, a chinesa teve um aumento de 600% na base de clientes ativos no Brasil desde o seu lançamento no país, em junho do ano passado.
Já o Mercado Livre e a Shopee teve um crescimento de 13% e 24%, respectivamente, em 2024. A Amazon, por sua vez, perdeu 5% da base de usuários no ano.
Para obter os dados, o Citi utilizou dados de dois provedores: SimilarWeb, para contabilizar os números de visitas diárias das plataformas; e SensorTower, para acompanhar o número de downloads de aplicativos e usuários ativos mensais.
- Como guerra comercial entre Trump e China impacta os mercados e o seu bolso? Assista ao Giro do Mercado e saiba o que esperar
E-commerce de vestuário
No setor de vestuário, Guararapes, dona da Riachuelo, foi o destaque no e-commerce brasileiro no ano, com crescimento de 28% da base de usuários ativos.
O Grupo Soma, que concluiu a fusão com a Arezzo em agosto do ano passado, aumentou 15%, enquanto a C&A registrou alta de 7% na base de clientes.