Tempo Real

Tempo Real: Shell deixa parceria com gigante estatal de energia da Rússia

28 fev 2022, 8:50 - atualizado em 28 fev 2022, 18:02

Boa tarde!

Confira os principais temas para hoje em tempo real.

Veja os destaques:

Encerramos aqui nossa cobertura em tempo real! Até amanhã
EUA expulsam diplomatas russos da ONU por preocupações de segurança
Tribunal Penal Internacional abre investigação sobre invasão russa da Ucrânia
Rússia continuará garantindo seus interesses nacionais apesar das sanções, diz Ministério das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores da Rússia atacou os planos da União Europeia de fornecer armas à Ucrânia, acrescentando que a Rússia continuará a garantir a realização de seus interesses nacionais apesar das sanções.

“Os cidadãos da UE e as estruturas envolvidas no fornecimento de armas letais, combustível e lubrificantes às Forças Armadas da Ucrânia serão responsáveis ​​por quaisquer consequências de tais ações no contexto da operação militar especial em curso. Eles não podem deixar de entender o grau de perigo das consequências”, disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, segundo a CNN.

Mais mísseis são reportados próximos à Kiev
Lula: “Petrobras (PETR4) não tem razão para seguir preço internacional de petróleo”
Lula
(Imagem: Reuters/Carla Carniel)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera a corrida eleitoral para um novo mandato no Palácio do Planalto, usou suas redes sociais, nesta segunda-feira (28), para criticar a política de preços da Petrobras (PETR3; PETR4), que segue a cotação internacional do petróleo.

Leia mais.

Alemanha envia aviões de guerra para a área do Mar Báltico

A Alemanha enviou aviões de guerra para a área do Mar Báltico nesta segunda-feira (28) para fazer “uma missão de reconhecimento”, segundo a Missão da Alemanha na Otan.

Procurador do TPI vai prosseguir com investigação sobre supostos crimes de guerra na Ucrânia

O escritório do promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) informou nesta segunda-feira que vai buscar a aprovação do tribunal para abrir uma investigação sobre supostos crimes de guerra na Ucrânia.

Leia mais.

Presidentes de 8 países da UE pedem negociações imediatas para entrada da Ucrânia no bloco

Os presidentes de oito países da Europa Central e Oriental pediram nesta segunda-feira aos Estados membros da União Europeia que concedam imediatamente à Ucrânia o status de país candidato à UE e abram as negociações de adesão, de acordo com uma carta aberta publicada nesta segunda-feira.

Leia mais.

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pede que líderes mundiais continuem a pressionar Putin
Boris Johnson
(Imagem: Kenzo Tribouillard/Pool via REUTERS)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu nesta segunda-feira (28) que os líderes do G7 e de outros países “continuem fornecendo armas defensivas à Ucrânia” e “mantenham a pressão sobre o regime Putin“.

Segundo a CNN, após uma ligação com líderes mundiais na segunda, um porta-voz de Downing St. disse que todos os líderes concordaram que a “valente resistência” da Ucrânia às tropas russas é “verdadeiramente inspiradora”.

O primeiro-ministro também enfatizou “a necessidade de continuar atingindo a Rússia com restrições e sanções comerciais, incluindo o Swift”.

Calote russo “muito provável” se crise com Ucrânia piorar, diz grupo ligado a sistema bancário mundial

É muito provável que a Rússia dê um calote em sua dívida externa e sua economia sofrerá uma contração de dois dígitos este ano depois que o Ocidente lançou sanções sem precedentes em escala e coordenação, disse um grupo de lobby do setor bancário global nesta segunda-feira.

Leia mais.

Twitter vai rotular e reduzir visibilidade de tuítes vinculados à mídia estatal russa

Twitter está adicionando rótulos e reduzindo a visibilidade de tuítes com conteúdo de sites da mídia estatal russa como RT e Sputnik, informou a empresa de mídia social nesta segunda-feira.

Leia mais.

Google desativa dados de trânsito em tempo real na Ucrânia
Google Tablet
(Imagem: Shutterstock/silvabom)

O Google (GOGL34) desativou os dados de trânsito em tempo real da Ucrânia, quatro dias depois da invasão feita pela Rússia.

O app mostra a movimentação das estradas e coleta dados anônimos de smartphones Android, mas, agora, foi desativado temporariamente na região “para proteger os usuários”, segundo a BBC.

Leia mais.

Portos da Ucrânia permanecerão fechados até fim da invasão russa

Os portos ucranianos permanecerão fechados até que a invasão da Rússia termine, disse o chefe da Administração Marítima da Ucrânia nesta segunda-feira, acrescentando que o porto de Mariupol foi danificado por bombardeios russos.

Leia mais.

Ucrânia oferece anistia e dinheiro a soldados russos que quiserem depor armas

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, apelou diretamente aos soldados russos que lutam na Ucrânia nesta segunda-feira, dizendo que eles receberão anistia total e compensação monetária se aceitarem depor voluntariamente suas armas.

Leia mais.

Brasil volta a dizer, na ONU, que Rússia não tem direito de atacar Ucrânia

O embaixador do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas), Ronaldo Costa Filho, voltou a afirmar que a Rússia não tem o direito de atacar a Ucrânia, mesmo alegando que sua segurança está em risco com o avanço da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) sobre o Leste Europeu.

Leia mais.

SC amplia combate aos crimes contra cadeias de frangos e suínos, entre as mais visadas do Brasil

Santa Catarina é muito visada por crimes contra o agronegócio por possuir um dos sistemas integrados de maior valor agregado brasileiro, representado pelas cadeias de frangos e suínos, que ganharam um novo sistema de combate criado pelo governo estadual.

Leia mais.

Finlândia envia armas para a Ucrânia

A Finlândia engrossou a lista de países que estão enviando armas para a Ucrânia como forma de ajudar no conflito com a Rússia.

Serão entregues 2.500 fuzis de assalto, 150.000 cartuchos para fuzis de ataque, 1.500 armas antitanque de tiro único e 70.000 pacotes de ração de combate.

Genial faz duas alterações em carteira recomendada para mês volátil

Confira as ações indicadas:

Empresa Ticker
Alupar ALUP11
Randon RAPT4
Banco Inter BIDI4
Santander SANB11
Weg WEGE3
Elite ‘chuta’ Petrobras (PETR4) de carteira recomendada; saiba qual ação é a substituta

Confira as ações indicadas pela Elite:

Empresa Ticker
Gerdau GGBR4
Marfrig MRFG3
M. Dias Branco MDIA3
PetroRio PRIO3
Vale VALE3

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

XP Asset compra Habitat Capital Partners e incorpora R$ 730 mi em ativos sob gestão

A XP Asset, gestora da XP Investimentos (XPXPBR31), anunciou a compra da Habitat Capital Partners, gestora independente focada no mercado imobiliário.

Leia mais.

Shell planeja deixar parceria com gigante estatal de energia da Rússia
Shell
(Imagem: REUTERS/Thilo Schmuelgen)

A Shell afirmou nesta segunda-feira (28) que planeja deixar suas parceiras de capital com a gigante estatal da Rússia Gazprom, por conta da invasão russa à Ucrânia.

De acordo com um comunicado divulgado pela CNN, “a Shell pretende sair de suas joint ventures com a Gazprom e entidades relacionadas, incluindo sua participação de 27,5% na instalação de gás natural liquefeito Sakhalin-II, sua participação de 50% na Salym Petroleum Development e o empreendimento de energia Gydan”.

A Shell também anunciou que irá encerrar seu envolvimento no projeto de gasoduto Nord Stream 2.

Leia mais.

Biden liga para presidentes ocidentais para falar sobre Rússia e Ucrânia

De acordo com a BBC, o presidente norte-americano, Joe Biden, ligou para presidentes ocidentais nesta segunda-feira (28) para falar sobre a situação da Rússia e da Ucrânia.

Participaram da chamada o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho Europeu Charles Michel, o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Olaf Scholz, o primeiro-ministro italiano Mario Draghi, o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, o secretário-geral da Otan Jens Stoltenberg, o presidente da Polônia Andrzej Duda, o presidente romeno Klaus Iohannis e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

Fifa e UEFA proíbem times e seleção da Rússia de participar de competições
Federação Internacional de Futebol definiu novos critérios de classificação para a Copa do Mundo Rússia 2018 – Sede da Fifa na Suíça – Divulgação/Fifa

Federação Internacional de Futebol (Fifa) proibiu que clubes e a seleção da Rússia joguem em qualquer competição a partir desta segunda-feira (28).

Segundo um comunicado publicado no site oficial da Federação, “a decisão foi adota hoje pelo Conselho da Fifa e pelo Comitê Executivo da Associações Europeias de Futebol  (UEFA), respectivamente os mais altos órgãos de decisão de ambas as instituições sobre assuntos tão urgentes”.

Leia mais.

Índice Dow Jones Brazilian Titans 20 (BR20) opera em leve queda

Com a Bolsa brasileira fechada pelo feriado de Carnaval, os investidores seguem monitorando indicadores que possam sinalizar o que os espera, quando o mercado reabrir ao meio-dia de quarta-feira (2). Um dos principais, o Dow Jones Brazilian Titans 20 (BR20), não dá motivos para otimismo.

Leia mais.

Ucrânia busca investigação da ONU sobre supostos crimes de guerra da Rússia

Ucrânia e seus aliados pediram nesta segunda-feira uma investigação da ONU sobre possíveis crimes de guerra cometidos pela Rússia durante suas ações militares na Ucrânia.

Leia mais.

EUA e aliados ocidentais discutem ameaças nucleares de Putin

O presidente dos Estados UnidosJoe Biden, falará com aliados e parceiros nesta segunda-feira, depois que o presidente Vladimir Putin colocou a dissuasão nuclear da Rússia em alerta máximo diante de uma enxurrada de represálias ocidentais pela guerra na Ucrânia.

Leia mais.

BCE põe sob observação bancos com ligações com a Rússia

Banco Central Europeu colocou bancos com ligações estreitas com a Rússia, como o austríaco Raiffeisen Bank International e o braço europeu do VTB, sob observação após amplas sanções financeiras do Ocidente que já pressionaram um dos credores no limite, disseram duas fontes à Reuters.

Leia mais.

Conversa entre Ucrânia e Rússia chega ao fim nesta segunda (28)

Os representantes russos e ucranianos concluíram as negociações realizadas na Bielorrússia com o objetivo de intermediar a paz “em meio ao conflito em andamento”, após a invasão da Rússia à Ucrânia na quinta passada (24), segundo informações da agência de notícias Reuters.

A agência afirma que “ambos os lados retornarão às suas capitais para consultas antes de uma segunda rodada de negociações”.

Leia mais.

Presidente ucraniano diz que assinou pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia
Zelensky diz que Ucrânia pode participar da UE
(Telegram/Reprodução)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (28) que “assinou o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia“, quase uma semana depois do país ser invadido por tropas russas.

“Hoje assinei o pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia. Tenho certeza de que será realidade”, afirmou ele em sua conta no Telegram.

Leia mais.

Forças russas podem adotar "abordagem mais agressiva" em relação à Kiev, diz oficial de defesa dos EUA

Para um alto oficial de defesa dos Estados Unidos, é possível que a Rússia “adote uma abordagem mais agressiva em suas tentativas de tomar a capital ucraniana de Kiev”.

Em entrevista à CNN, o oficial disse que os russos “estão frustrados porque seu progresso diminuiu e eles enfrentaram resistência dos ucranianos, um alto funcionário da defesa dos EUA”.

“Certamente, eles foram retardados e frustrados pela falta de progresso em Kiev, e uma das coisas que pode resultar é uma reavaliação de suas táticas e o potencial de serem mais agressivos e mais evidentes tanto no tamanho quanto na escala de seu ataque a Kiev”, disse o funcionário em resposta a uma pergunta de Barbara Starr, da CNN.

Segundo ele, “ainda não foi vista uma abordagem mais agressiva dos russos, mas as frustrações podem levar a uma abordagem mais agressiva”.

“Ainda acreditamos que Kiev é um objetivo para eles. É impossível especular como eles podem ou não mudar seus planos daqui para frente”, disse o funcionário.

As forças russas estão agora “a cerca de 25 km de Kiev”, segundo outro funcionário da defesa dos EUA.

Maioria das ADRs brasileiras em Nova York opera em queda; bancos lideram perdas

A grande maioria das ADRs (American Depositary Receipts) de empresa brasileiras negociadas na Bolsa de Nova York opera em queda nesta segunda-feira (28). Por volta das 12h35 (hora de Brasília), apenas 23 das 80 ADRs e ações de companhias nacionais listadas por lá subiam.

Leia mais.

Reino Unido vai liderar esforços para bloquear a Rússia da Interpol
Bairro residencial na Carcóvia é atacado por foguete russo, dizem autoridades ucranianas
Tradicionalmente neutra, Suíça adota sanções da UE contra Rússia

A tradicionalmente neutra Suíça adotará sanções da União Europeia contra russos envolvidos na invasão da Ucrânia por Moscou e congelará seus bens, disse o governo nesta segunda-feira, em um forte desvio das tradições do país.

Leia mais.

EUA fecham embaixada em Bielorrússia e recomendação norte-americanos a deixar a Rússia

Os Estados Unidos fecharam sua embaixada em Minsk e permitiram que funcionários não emergenciais e familiares deixassem sua embaixada em Moscou nesta segunda-feira, enquanto a Rússia avançava com a invasão da Ucrânia pelo quinto dia.

Leia mais.

Assembleia da ONU se reúne para discutir invasão da Ucrânia

A Assembleia Geral das Nações Unidas se reúne nesta segunda-feira (28), em sessão extraordinária, para debater a invasão da Ucrânia pela Rússia. A escala do conflito cresceu neste fim de semana, quando o presidente russo, Vladimir Putin, colocou seu arsenal nuclear em alerta máximo.

Assista aqui.

Presidente da França, Emmanuel Macron, falou com Putin e Zelensky individualmente nesta segunda-feira (28)

O presidente da França, Emmanuel Macron, falou com Putin, da Rússia, e Zelensky, da Ucrânia, na manhã desta segunda-feira (28).

A ligação com Putin durou uma hora e 30 minutos, de acordo com o Palácio do Eliseu.

Macron disse que pressionou pela “necessidade de implementar um cessar-fogo imediato”, segundo a CNN.

Canadá vai enviar US$ 25 milhões em ajuda militar para apoiar a Ucrânia

O Canadá irá enviar mais US$ 25 milhões em ajuda militar para apoiar a Ucrânia, segundo Mélanie Joly, ministra das Relações Exteriores, e Anita Anand, ministra da Defesa Nacional.

“Estamos trabalhando com nossos aliados para garantir que os militares ucranianos estejam devidamente equipados e, juntamente com nossos parceiros na Polônia, estamos trabalhando para entregar os materiais militares necessários sem demora”, disse Joly, segundo a CNN. “Continuaremos a fornecer apoio ao povo ucraniano enquanto lutam para defender sua nação e sua liberdade.”

Moro afirma que “apoio pessoa de Bolsonaro a Putin não representa os brasileiros”
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Em seu perfil no Twitter, o pré-candidato à presidência, Sergio Moro, afirmou que “o apoio pessoal dado por Bolsonaro a Putin não representa os sentimentos e desejos do povo brasileiro”.

Moro fez a publicação em resposta à afirmação do presidente Jair Bolsonaro (PL) no domingo (27), de que “não há interesse por parte do líder russo de praticar um massacre” e que “o Brasil vai continuar pela neutralidade e ajudar no que for possível em busca da solução”.

Leia mais.

Bolsas dos Estados Unidos caem com investidor preocupado com Rússia e Ucrânia
(Imagem: REUTERS/Andrew Kelly/File Photo)

As Bolsas dos Estados Unidos estão em queda na manhã desta segunda-feira (28).

Às 11h40, todos os índices operavam no vermelho com os investidores preocupados com a situação da Rússia e da Ucrânia.

  • O Dow Jones caiu 1,4%, ou cerca de 460 pontos, no início do pregão
  • O S&P 500 caiu 1,2%
  • O Nasdaq Composite caiu 0,9%.
ADRs da Petrobras operam em leve alta em Nova York; ADRs da Vale sobem mais de 1%; Itaú cai com força
Lavrov cancela visita a Genebra após Estados da UE bloquearem rota aérea

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, cancelou visita de terça-feira a Genebra e discursos em fóruns de direitos humanos e controle de armas da ONU, disse um porta-voz da missão russa nesta segunda-feira, acusando Estados não identificados da União Europeia de bloquear sua rota de voo.

Leia mais.

iShares MSCI Brazil, principal ETF de ações brasileiras na Bolsa de Nova York, abre em forte queda nesta segunda-feira (28)

iShare MSCI Brazil (EWZ), principal ETF de ações brasileiras listado na Bolsa de Nova York, abriu o pregão desta segunda-feira (28) em forte queda. Às 11h41, suas cotas recuavam 1,66% e eram negociadas por US$ 32,51. Nos primeiros momentos da sessão, o ETF chegou a cair mais de 2,50%, mas recuperou parte das perdas à medida que o tempo passava.

Leia mais.

Relatório da ONU pede que o mundo se adapte agora para não sofrer depois
BC da Rússia sobre bancos: Estamos preparados para realizar todas as medidas necessárias para dar suporte a eles
Rublo
(Imagem: Pixabay/ 4508513)

A presidente do Banco Central da Rússia, Elvira Nabiullina, sinalizou nesta segunda-feira (28), em discurso dado após a reunião emergencial entre autoridades monetárias, que dará total suporte aos bancos do país depois das duras sanções impostas por países ocidentais.

Nabiullina afirmou que o BC do país está em comunicação constante com as instituições financeiras e se coloca em prontidão para “tomar todas as medidas necessárias” para dar suporte a eles.

“Em particular, nós já acionamos uma série de flexibilizações regulatórias e monitoraremos mais necessidades dos bancos em mecanismos que suportariam suas operações dentro das novas condições”, disse a presidente do BC da Rússia.

 

Entre as flexibilizações mencionadas por Nabiullina, o banco central do país permitiu que os bancos não reavaliassem seus investimentos em títulos, bem como ativos e passivos em moeda estrangeira para cálculo de índices de adequação de capital.

“Isso ajudará os bancos a gradualmente se ajustarem ao novo ambiente”, comentou Nabiullina.

Guerra deve elevar preço de alimentos
Alimentos
(Imagem: Pixabay/volzi)

inflação brasileira, que terminou 2021 acima dos 10%, começou este ano ainda bastante pressionada e com números ainda altos.

IPCA de janeiro ficou em 0,54%, o maior número para o mês desde 2016, puxado principalmente pelos alimentos.

As previsões para o ano, até agora, vinham variando entre 5,5% a algo pouco acima dos 6% (lembrando que o teto da meta perseguida pelo Banco Central é de 5%).

Mas essas previsões devem mudar, e para pior, por conta da Guerra na Ucrânia.

Leia mais.

Mais de meio milhão de pessoas fugiram da Ucrânia, diz ONU

O chefe da agência de refugiados da ONU disse nesta segunda-feira que mais de 500 mil pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde o início da invasão russa na semana passada.

Leia mais.

Putin está se tornando “cada vez mais desequilibrado” e “desconectado da realidade”, diz ex-embaixador

Segundo Michael McFaul, ex-embaixador dos Estados Unidos na Rússia na época do governo Obama, afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, “está cada vez mais desequilibrado”.

Em entrevista à NBC, McFaul disse que Putin “não está agindo de forma racional” em relação à invasão da Ucrânia.

Leia mais.

Presidente do Banco Central da Rússia se pronuncia sobre novas sanções

“Tomaremos novas decisões sobre a política monetária dependendo dos desdobramentos reais e da avaliação dos riscos, principalmente relacionados a condições externas”, disse presidente do Banco Central da Rússia, após decisão de elevar juros do país para 20%.

Citando sanções, Volvo anuncia suspensão de exportações para a Rússia
Volvo
(Imagem: Pixabay/Jabra)

A montadora sueca Volvo Cars VOLCARb.ST informou nesta segunda-feira que suspenderá as remessas de carros para o mercado russo até novo aviso, tornando-se a primeira montadora internacional a fazê-lo devido as sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia.

Leia mais.

Compradores de petróleo russo enfrentam dificuldades com pagamentos e navios

Compradores de petróleo russo enfrentaram enormes dificuldades com pagamentos e disponibilidade de navios após sanções ocidentais a Moscou sobre a Ucrânia, disseram traders nesta segunda-feira.

Leia mais.

Putin chama Ocidente de “Império das Mentiras” após sanções impostas
Rússia Vladimir Putin
(Imagem: Markku Ulander/Lehtikuva/via REUTERS

O presidente da RússiaVladimir Putin, chamou o Ocidente de “Império das Mentiras” ao discutir a economia com autoridades de alto escalão, nesta segunda-feira, após a imposição de sanções abrangentes contra Moscou, informou o Kremlin.

Leia mais.

Dono do Chelsea Abramovich está ajudando Ucrânia a negociar paz, diz porta-voz

O empresário bilionário russo Roman Abramovich, dono do clube de futebol Chelsea, aceitou um pedido ucraniano para ajudar a negociar o fim do conflito na Ucrânia, disse sua porta-voz.

Leia mais.

Biden envia ex-autoridades de defesa a Taiwan em demonstração de apoio
Mesmo ser for fake que Petrobras não remarcará gasolina, usinas querem desovar o etanol

Para as usinas produtoras de etanol não há tempo a perder com o que Vladimir Putin vai aprontar com o petróleo e se a Petrobras (PETR4) não vai mesmo entrar na onda do barril a quase US$ 100, como afirma. É hora de desovar estoques oferecendo preços menores.

Leia mais.

Gigante de energia da Noruega deixará parceria na Rússia
Casa Branca "monitora de perto encontro na Bielorrússia" e "se prepara para fazer mais sanções"

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira (28) que está monitorando de perto o encontro entre as delegações da Rússia e da Ucrânia na Bielorrússia e que “está pronta para fazer mais sanções”.

“Estamos observando esses eventos com muito cuidado”, disse um funcionário da Casa Branca quando questionado sobre relatórios de inteligência mostrando que a Bielorrússia está preparada para se juntar à invasão russa, segundo a CNN.

“Dissemos que, na medida em que a Bielorrússia continua a ajudar e favorecer a agressão da Rússia na Ucrânia, eles também enfrentarão consequências”, disse o funcionário. “Já implementamos algumas dessas medidas. Esses custos continuarão a aumentar muito mais.”

Leia mais.

Rússia fecha espaço aéreo para europeus; confira lista de países que já fecharam espaço para a Rússia
  • União Europeia anuncia fechamento do espaço aéreo a qualquer avião russo;
  • Espanha acaba de anunciar que vai fechar o espaço aéreo para as companhias aéreas russas;
  • O espaço aéreo do Canadá “está fechado para todos os operadores de aeronaves russos”;
  • Alemanha impôs um banimento de três meses;
  • Finlândia “está se preparando para fechar seu espaço aéreo ao tráfego aéreo russo”;
  • Bélgica afirmou que “os céus europeus estão abertos para aqueles que conectam as pessoas, não para aqueles que procuram agredir brutalmente”;
  • Irlanda e Áustria apoiaram a decisão da União de Europeia em banir voos russos por todos os países que integram o bloco econômico;
  • Reino Unido também baniu os voos de origem russa.
Intenções de Putin vão muito além da Ucrânia, diz primeiro-ministro da Polônia ao FT
(Imagem: Pixabay/kaboompics)

O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, acredita que “as intenções de Vladimir Putin vão muito além da Ucrânia”.

Segundo um artigo publicado no Financial Times, Morawiecki diz que “hoje, estamos vendo que o preço da ingenuidade europeia em relação à Rússia é o sangue ucraniano”.

Leia mais.

Petróleo opera em alta; tipo Brent supera os US$ 100 por barril
(Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)

petróleo opera em alta nesta segunda-feira (28), em resposta à decisão dos Estados Unidos e da União Europeia de excluir a Rússia do sistema internacional de pagamentos, o Swift.

A medida é uma represália pela invasão da Ucrânia e dificultará as transações com os russos, impactando diversos mercados, como o do petróleo. A Rússia é a segunda maior produtora mundial da commodity.

Leia mais.

Tesouro dos EUA proíbe transações com o Banco Central da Rússia

“Em parceria com nossos aliados, o Tesouro proibiu transações com o Banco Central da Rússia por pessoas dos EUA e impôs sanções às principais fontes da riqueza da Rússia.”

Bolsas da Ásia operam mistas com encontro de delegações russas e ucranianas

As bolsas asiáticas operavam mistas às 9h52 na manhã desta segunda-feira (28), com o encontro das delegações da Ucrânia e da Rússia que se reúnem pela primeira vez desde a invasão do território ucraniano na última quinta-feira (24).

  • A Australia ASX All Ordinaries, no mesmo horário, operava em alta de 0,68%.
  • O índice Shanghai SE Composite Index, por sua vez, subia 0,32%.
  • O Mumbai Sensex, da Índia, também operava em alta, de 0,70%.
  • O índice japonês, Nikkei 225, subia 0,19.
  • Já o Hang Seng, de Hong Kong, operava em queda de 0,24%.
Sites russos são hackeados e mostram mensagens anti-Putin

Uma série de sites russos foi hackeado nesta segunda-feira (28), mostrando mensagens anti-Putin.

“Caros cidadãos. Pedimos que pare com essa loucura, não mande seus filhos e maridos para a morte certa. Putin nos faz mentir e nos coloca em perigo”, diz uma mensagem escrita em russo nos sites Forbes Russia, Fontanka, Takie Dela, segundo a CNN.

“Ficamos isolados do mundo inteiro, petróleo e gás não são mais comercializados. Em alguns anos, estaremos vivendo como na Coreia do Norte”, acrescentou.

A mensagem é assinada pelo grupo de hackers Anonymous.

Bolsas da Europa operam em queda com Rússia e Ucrânia no radar

As bolsas europeias abriram a segunda-feira (28) em queda, ainda com o conflito da Rússia e Ucrânia no radar.

  • Às 9h33, o FTSE 100, da Inglaterra, caia 0,99%.
  • O Euronext 100, caia 1,92%.
  • O CAC 40, da França, caia -2.81%.
  • Já o alemão DAX caia 2,12%, enquanto o Swiss Market Index, caia 0,53%.
Preços do petróleo atingem recorde no Reino Unido
Petróleo
(Imagem: REUTERS/Sergei Karpukhin)

Os preços do petróleo atingiram um valor recorde nesta segunda-feira (28) com a alta nos valores globais do combustível.

No país, o preço médio da gasolina saltou para £ 1,51 por litro no domingo, disse o RAC, enquanto o diesel subiu para £ 1,55.

Rublo russo derrete mais de 12% em relação ao dólar nesta segunda
Veja o que vai funcionar e o que vai fechar durante o feriado

Carnaval de rua em São Paulo

Bancos

Os bancos não terão expediente nas agências bancárias no carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.

O expediente será retomado na Quarta-Feira de Cinzas, 2 de março, a partir das 12 horas, com o encerramento no horário regular.

Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)

Bolsa de Valores

B3, Bolsa brasileira, também não irá funcionar nos dias 28 de fevereiro e 1° de março.

A negociação e o registro terão início às 13h do dia 2 de março, segundo o site da mesma.

Além disso, a confirmação dos investimentos incluídos em 25 de fevereiro (sexta-feira) deverá ser feita normalmente até as 11h do dia 2.

Procon SP

O setor administrativo, as audiências, o atendimento eletrônico, a ouvidoria, o posto avançado e os núcleos regionais do Procon-SP não funcionarão nos dias 28/02 (segunda-feira) e 01/03 (terça-feira) e, no dia 02/03 (quarta-feira) o expediente terá início às 12h.

Os postos do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera estarão fechados nos dias 28/02 e 01/03, retornando o atendimento no dia 02/03 às 12h.

Já o site do Procon-SP funciona ininterruptamente para consultas e registro de reclamações; o atendimento telefônico (151) está suspenso.

A abertura dos Procons municipais fica a critério de cada administração municipal

Comércio

Fecomercio-SP (Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) afirmou que os estabelecimentos comerciais poderão funcionar normalmente entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março.

A entidade entende que a data é ponto facultativo, ou seja, depende da administração dos estados e municípios definir se haverá descanso ou não.

Da mesma forma, a Fecomercio-RJ acordou com o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro (SEC-RJ) e as lojas poderão abrir normalmente no dia 1° de março, terça-feira de Carnaval.

Correios

As agência dos Correios não funcionarão nos dias 28 de fevereiro e no dia 1° de março, dia do carnaval.

As atividades serão retomadas na quarta-feira, dia 2 de março, às 12h.

 

Por conta do Carnaval, Ibovespa não terá negociações nesta segunda-feira (28)
Bolsa de Moscou ficará fechada nesta segunda-feira (28)

A principal bolsa da Rússia, a Moscow Stock Exchange, ficará fechada nesta segunda-feira após despencar mais de 33% na semana passada.

“Devido à situação atual, o Banco da Rússia decidiu não abrir hoje uma seção de mercado de ações, uma seção de mercado de derivativos ou uma seção de mercado de derivativos na Bolsa de Moscou”, diz o comunicado do banco.

Banco Central da Rússia elevou os juros de 9,5% para 20% após sanções

Banco Central da Rússia elevou nesta segunda-feira (28) as taxas de juros do país de 9,5% para 20% como medida de emergência após duras sanções impostas pelos países ocidentais.

Leia mais.

Vaticano oferece ajuda para ajudar conversas entre Ucrânia e Rússia

O Secretário de Estado Cardeal do Vaticano, Pietro Parolin, afirmou nesta segunda-feira (28) que o “Vaticano está disposto a facilitar”um diálogo entre Ucrânia e Rússia para acabar com a guerra”.

Rublo russo despenca com sanções ao país
Rublo
(Imagem: Unsplash/ Андрей Сизов)

A Rússia tem cerca de US$ 630 bilhões (£ 470 bilhões) em reservas acumuladas com a disparada dos preços do petróleo e do gás, segundo a BBC.

Mas nem todo esse dinheiro é capaz de evitar que o rublo russo, a moeda do país, caia em meio às sanções.

Às 09h desta segunda-feira (28), um real equivalia a 0,054 rublos russos.

Japão impõe sanções a Banco Central da Rússia
Indíces futuros dos Estados Unidos derretem nesta manhã

Os índices futuros dos Estados Unidos derretiam às 8h54 da manhã desta segunda-feira (28). A maior queda ficava para S&P.

  • No mesmo horário, o Dow Jones caia 1,34%;
  • O S&P caia 1,54%
  • O Nasdaq, 1,51%
Carnaval com ameaça nuclear e exclusão da Rússia do Swift decolam as commodities agrícolas

A segunda de Carnaval começou nervosa para os mercados financeiros e para o petróleo, como se esperava depois de um final de semana com temperatura mais elevada na Ucrânia e os ativos russos despencando. As commodities agrícolas, ao contrário da fuga do risco dos derivativos, sobem, já todas sob contrato de maio.

Leia mais.

Rússia e Ucrânia se reúnem para primeiras negociações

Rússia e a Ucrânia iniciaram as primeiras negociações nesta segunda-feira (28), de acordo com Mykhailo Podolyak, assessor do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Leia mais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar