Tempo Real

Tempo Real: Veja as principais notícias de domingo sobre conflito entre Rússia e Ucrânia

27 fev 2022, 9:38 - atualizado em 27 fev 2022, 20:25

Boa noite!

Confira os principais temas para hoje em tempo real.

Veja os destaques:

O Money Times encerra aqui a cobertura em tempo real deste domingo
Bolsonaro diz ter ligado a Putin para falar sobre conflito e não vê sanções acontecendo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (27) que ligou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para “conversar sobre a guerra do país contra a Ucrânia“.

Segundo o G1, Bolsonaro afirmou que “o Brasil irá adotar um posicionamento neutro, pois não quer trazer as consequências do embate para o país”. O presidente não deu mais detalhes sobre a conversa.

Em relação ao cerco do exército russo à Kiev, Bolsonaro definiu a situação como “um exagero falar em massacre”. As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva de imprensa no Forte dos Andradas, em Guarujá, no litoral de São Paulo, onde o presidente e sua comitiva estão hospedados para passar o feriado de Carnaval.

Leia mais. 

Brasil tem mais 221 mortos por Covid-19 e 24 mil novos casos

O Ministério da Saúde informou neste domingo que registrou mais 221 mortos por Covid-19 no país e que o número de novos casos somou 24 mil nas últimas 24 horas. Saiba mais.

ONU aprova reunião extraordinária da Assembleia Geral sobre invasão à Ucrânia

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou neste domingo (27) uma resolução pedindo uma reunião de emergência da Assembleia Geral para tratar da ação militar da Rússia na Ucrânia. Saiba mais.

Prefeito de Kiev desmente informação de que cidade estaria 'cercada'

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que a cidade não está “cercada”, como havia sido informado pela agência Associated Press há pouco.

“Publicações russas na internet espalham informações sobre mim de que Kiev está supostamente cercada e a evacuação de pessoas é impossível”, disse via Telegram.

“Não acredite em mentiras! Confie em informações apenas de fontes oficiais”, afirmou o prefeito.

O toque de recolher continua em vigor na capital da Ucrânia, com muitos moradores se escondendo em porões e estações de metrô.

Milhares protestam contra Rússia em cidades pela Europa

Dezenas de milhares de pessoas em toda a Europa protestaram contra a invasão da Ucrânia pela Rússia neste domingo, no quarto dia do maior ataque a um estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

Mais de 100 mil pessoas se reuniram no centro de Berlim, carregando cartazes que diziam: “Parem a guerra”, “A última guerra de Putin” e “Estamos com a Ucrânia”, juntamente com bandeiras ucranianas e da União Europeia. Saiba mais.

Prefeito de Kiev diz que cidade está "cercada"

A cidade de Kiev, capital da Ucrânia, está cercada por forças russas, disse o prefeito Vitali Klitschko à agência Associated Press neste domingo.

Klitschko disse que não será possível evacuar civis, caso as tropas russas tomem a cidade. “Não podemos fazer isso, porque todos os caminhos estão bloqueados. Neste momento estamos cercados”.

Até agora, tropas e cidadãos ucranianos resistiram à força russa. O avanço sobre a cidade também ocorreu muito mais lentamente do que muitos especialistas previam.

Nove civis em Kiev foram mortos até agora, incluindo uma criança, informou a AP.

Planalto teme desembarque da Faria Lima do governo

Integrantes da equipe econômica do governo têm alertado o ministro Paulo Guedes para o sinal de que o mercado financeiro está desembarcando do governo Bolsonaro.

O ministro ouviu recentemente que na Faria Lima e no Condomínio Fazenda Boa Vista, onde mora o ministro das Comunicações Fabio Faria, o entusiasmo com a candidatura do ex-presidente Lula é crescente. Saiba mais.

Bolsonaro: Embaixada do Brasil na Romênia recebe grupo que partiu de Kiev

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo (27) que a embaixada do Brasil na Romênia recebeu um grupo de 39 pessoas (37 brasileiros e dois uruguaios) que partiu de Kiev, na Ucrânia.

Reforma trabalhista: Maioria dos leitores do MT apoia mudanças, como propõe Lula

A maioria dos leitores do Money Times que participaram da última enquete apoia mudanças na reforma trabalhista aprovada no governo Michel Temer, conforme defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT a um novo mandato no Palácio do Planalto.

Leia mais.

UPS e FedEx interrompem negócios na Rússia
Fedex
(Imagem: Facebook/Fedex)

Dois dos maiores entregadores do mundo, o UPS e o FedEx, decidiram interromper seus negócios na Rússia neste domingo (27), quatro dias após a invasão da Ucrânia.

“Nosso foco está na segurança de nosso pessoal”, disse a UPS em comunicado.

Leia mais.

Dinamarca doará 2.700 armas antitanque para a Ucrânia

No rastro da Suécia e da União Europeia, a Dinamarca também anunciou neste domingo (27) que irá doar armas para a Ucrânia.

Ao todo, o país doará 2.700 armas antitanques para o povo ucraniano, segundo a primeira-ministra Mette Frederiksen.

Outras 5 mil armas antiataque serão enviadas, bem como 5 mil capacetes, 5 mil escudos corporais e 135 mil rações de campo.

Mais da metade das reservas do banco central da Rússia serão congeladas com novas sanções da União Europeia, diz diplomata

O diplomata da União Europeia, Josep Borrell, afirmou neste domingo (27) que “mais da metade das reservas do banco central da Rússia serão bloqueadas como parte das novas sanções da UE contra o país”.

Leia mais.

Protestos contra guerra ocorrem na Rússia; 2.000 pessoas são presas
Tanques entram em Mariupol após presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenar invasão da Ucrânia
(Imagem: REUTERS/Carlos Barria)

A polícia deteve mais de 2.000 pessoas em protestos contra a guerra realizados em 48 cidades da Rússia neste domingo, disse um grupo de monitoramento de manifestações, em uma demonstração do descontentamento da população russa sobre a invasão da Ucrânia.

Casa Branca cobra da China condenação à invasão da Ucrânia

A Casa Branca cobrou neste domingo que a China condene a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto o ataque de Moscou contra seu vizinho continua e o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a colocação das forças nucleares em alerta máximo.

Leia mais.

Fundo soberano da Noruega vai sair de investimentos em ativos da Rússia
(Imagem: Pixabay/tespeseth)

O fundo soberano de 1,3 trilhão de dólares da Noruega, o maior do mundo, venderá seus ativos russos em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, disse o governo norueguês neste domingo.

Leia mais.

Rússia ou EUA? Veja quem possui mais armas nucleares

O presidente da RússiaVladimir Putin, determinou que seu arsenal nuclear seja colocado em alerta máximo, como resposta ao apoio da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) à Ucrânia, invadida pelos russos na quinta-feira (24). O anúncio colocou em alerta a comunidade internacional e reviveu o fantasma de um conflito nuclear que se pensava enterrado com o fim da Guerra Fria.

Leia mais.

Embaixadora da Ucrânia nos EUA diz que "eles estão prontos para negociar, mas não para se render"

A embaixadora ucraniana nos Estados Unidos, Oksana Markarova, disse à CNN que “eles estão prontos para negociar, mas não para se render”.

Segundo ela, o presidente Volodymyr Zelensky “definitivamente não será parte da delegação que participará das conversas com a Rússia”.

Markarova também não acha que a oferta de paz seja “genuína”.

“Há uma guerra em andamento e de pleno direito com crimes de guerra conduzidos por russos na Ucrânia diariamente. Então, quão genuína é essa proposta?”

Suécia vai enviar armas para a Ucrânia

A Suécia anunciou neste domingo (27) que irá enviar armas para a Ucrânia.

Segundo a primeira-ministra sueca, as remessas incluiriam 5.000 lançadores antitanque de uso único, 5.000 peças de armadura corporal e 5.000 capacetes, além de 135.000 pacotes de ração.

“Minha conclusão agora é que nossa segurança é melhor servida por apoiarmos a capacidade da Ucrânia de se defender contra a Rússia”, disse Andersson, segundo a BBC.

Buffett lamenta falta de bons investimentos em meio a lucro recorde da Berkshire

Warren Buffett sinalizou que vai focar no que faz de melhor e lamentou a falta de boas oportunidades de investimento para a Berkshire Hathaway, enquanto sua empresa comemora lucro recorde mesmo após recomprar uma enorme quantidade de suas próprias ações. Saiba mais.

Gigante petrolífera BP diz que vai vender participação na estatal russa Rosneft

A gigante petrolífera BP vai vender sua participação de 19,75% na petrolífera estatal russa Rosneft, de acordo com um comunicado da empresa.

O CEO Bernard Looney também renunciará ao conselho da Rosneft, segundo a companhia britânica.

O governo do Reino Unido havia pedido para a BP vender sua participação na companhia, após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Saiba mais.

Presidente ucraniano diz que não espera muito da reunião de segunda-feira

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em declaração televisionada que não espera muito de uma reunião entre as delegações ucraniana e russa na segunda-feira (28)

“Não acredito muito no resultado desta reunião, mas deixe-os tentar” afirmou”. Para que nenhum cidadão da Ucrânia tenha dúvidas de que eu, como presidente, não tentei parar a guerra quando havia uma pequena chance”.

Mais cedo, o vice-ministro ucraniano do Interior, Evgeny Yenin, disse que as conversas entre as delegações ocorrerão na manhã de segunda, horário local.

União Europeia começará a oferecer armas para a Ucrânia

A União Europeia começará a oferecer armas para a Ucrânia, segundo a BBC.

O site afirmou que, em uma entrevista coletiva nesta tarde, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que a medida marcou um “momento divisor de águas”.

Ministério da Defesa da Rússia anuncia mortes de soldados russos na Ucrânia

Pela primeira vez desde o início da invasão da Ucrânia, a Rússia anunciou que soldados russos morreram em território ucraniano.

“Houve mortos e feridos entre os militares russos durante a operação militar especial”, disse o Ministério da Defesa em Moscou em um comunicado citado pela agência de notícias TASS.

Otan ou Rússia? Veja quem tem o maior arsenal nuclear
Arma nuclear dos EUA
(Wikimedia Commons)

Rússia é o país com o maior contingente de armas nucleares do mundo todo, segundo a ICAN (Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares).

O maior país europeu possui aproximadamente 6,2 mil armas nucleares, que podem ser lançadas de mísseis, submarinos e aeronaves. Em 2020, a Rússia gastou cerca de US$ 8 bilhões para construir e manter suas forças nucleares.

Leia mais.

PIB do Brasil, Powell, BNDES: Cinco assuntos quentes para o Brasil a semana

Mercado mantém no radar a ofensiva da Rússia na Ucrânia, que provocou forte volatilidade nas últimas sessões. Falas de Powell e payroll nos EUA poderão afetar apostas sobre juros do Fed e China divulgará PMIs.

Leia mais.

Rússia tem mais de 6 mil ogivas nucleares; veja o poderio nuclear de Putin

Ao colocar todo seu arsenal nuclear em alerta máximo, o presidente da RússiaVladimir Putin, reviveu fantasmas que não eram vistos desde a Guerra Fria entre o Ocidente e a então União Soviética, com o objetivo de intimidar a Otan e sustentar a invasão da Ucrânia. Mas, afinal, qual é o poderio nuclear de Putin?

Leia mais.

Fundador do Telegram muda de ideia e agora diz que app não vai restringir canais

O fundador do Telegram, Pavel Durov, mudou de posição neste domingo (27), dizendo que o aplicativo de mensagens não vai mais considerar restringir alguns canais se a situação na Ucrânia aumentar, após vários pedidos de usuários para não fazê-lo.

Leia mais.

União Europeia anuncia fechamento do espaço aéreo a qualquer avião russo; também anuncia boicotes econômicos à Bielorrúsia
Aviação Avião Setor Aéreo
(Imagem: Pixabay)
  • União Europeia anuncia fechamento do espaço aéreo a qualquer avião russo;
  • Espanha acaba de anunciar que vai fechar o espaço aéreo para as companhias aéreas russas;
  • O espaço aéreo do Canadá “está fechado para todos os operadores de aeronaves russos”;
  • A Alemanha impôs um banimento de três meses;
  • A Finlândia “está se preparando para fechar seu espaço aéreo ao tráfego aéreo russo”;
  • Bélgica afirmou que “os céus europeus estão abertos para aqueles que conectam as pessoas, não para aqueles que procuram agredir brutalmente”;
  • Irlanda e Áustria apoiaram a decisão da União de Europeia em banir voos russos por todos os países que integram o bloco econômico;
  • Reino Unido também baniu os voos de origem russa;

Rússia, por sua vez, também fechou seus espaços aéreos para voos da União Europeia.

 

Japão pode ser próximo país a adotar exclusão da Rússia do Swift

O Japão pode ser o próximo país a excluir a Rússia do Swift (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), uma espécie de “Pix global”, após países da União Europeia e os Estados Unidos anunciarem a exclusão russa no sábado (26).

Leia mais.

Presidente ucraniano diz que tem pouca crença de que a reunião com a Rússia, amanhã, gerará resultados
Presidente ucraniano diz que "soldados devem receber mais dinheiro como forma de gratidão" por luta contra a Rússia
Oficial de defesa dos EUA diz que Putin usou 2/3 do poder de combate total russo na invasão da Ucrânia
Rússia Vladimir Putin
(Imagem: Alexander Zemlianichenko/Pool via Reters)

Segundo um oficial de defesa dos Estados Unidos, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, usou 2/3 do poder de combate total russo na invasão da Ucrânia, que aconteceu na quinta-feira (24).

Isso “ainda significa que ele tem um terço fora da Ucrânia, o que não é insignificante”, disse o funcionário, segundo a CNN.

Os EUA disseram que “até esta manhã” as forças russas “haviam lançado mais de 320 mísseis”.

Bilionários russos pedem fim de guerra na Ucrânia

Dois bilionários russos, Mikhail Fridman e Oleg Deripaska, pediram o fim do conflito desencadeado pelo ataque do presidente Vladimir Putin à Ucrânia, com Fridman chamando a guerra de tragédia para o povo de ambos os países.

Leia mais.

Confira a lista dos países que baniram voos da Rússia
  • Espanha acaba de anunciar que vai fechar o espaço aéreo para as companhias aéreas russas;
  • O espaço aéreo do Canadá “está fechado para todos os operadores de aeronaves russos”;
  • A Alemanha impôs um banimento de três meses;
  • A Finlândia “está se preparando para fechar seu espaço aéreo ao tráfego aéreo russo”;
  • Bélgica afirmou que “os céus europeus estão abertos para aqueles que conectam as pessoas, não para aqueles que procuram agredir brutalmente”;
  • Irlanda e Áustria apoiaram a decisão da União de Europeia em banir voos russos por todos os países que integram o bloco econômico;
  • Reino Unido também baniu os voos de origem russa;

Rússia, por sua vez, também fechou seus espaços aéreos para voos da União Europeia.

 

G7 diz que Ocidente cortou alguns bancos de sistema internacional de pagamentos Swift

Líderes do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7) disseram neste domingo que aliados ocidentais decidiram cortar “certos bancos russos” do sistema mundial de comunicação interbancária chamado Swift.

Leia mais.

Alerta nuclear de Putin é "perigoso", segundo chefe da Otan

O chefe da Otan afirmou neste domingo (27) que a ordem de Vladimir Putin para os militares russos sobre o nível mais alto de alerta para ataques nucleares é “perigoso” e “irresponsável”.

Jens Stoltenberg afirmou à CNN que “isso é um adicional à seriedade da situação”.

“É claro que quando você combina essa retórica com o que eles estão fazendo na Ucrânia – travando uma guerra contra uma nação independente e soberana, conduzindo uma invasão completa da Ucrânia – isso aumenta a gravidade da situação”, disse ele.

UE diz que 300 mil refugiados já deixaram a Ucrânia, muitos mais são esperados

Pelo menos 300 mil refugiados ucranianos entraram no território da União Europeia até agora, e o bloco precisa se preparar para um número ainda maior deles, disse a comissária de Assuntos Internos da UE, Ylva Johansson, neste domingo.

Leia mais.

UE precisa se preparar para milhões de refugiados da Ucrânia

União Europeia precisa se preparar para milhões de refugiados ucranianos que chegam ao bloco, disse a comissária de Assuntos Internos da UE, Ylva Johansson, neste domingo.

Leia mais.

Rússia x Ucrânia: Conversa entre países deve acontecer na segunda-feira

O vice-ministro do Interior da Ucrânia, Evgeny Yenin, afirmou neste domingo (27), que as delegações russa ucraniana devem conversar na manhã da segunda-feira (28), no horário local, segundo a CNN.

Leia mais.

Alerta nuclear de Putin faz parte de padrão de discursos de ameaças inventadas, dizem EUA

A ordem do presidente russo, Vladimir Putin, de colocar as forças nucleares russas em alerta máximo faz parte de um padrão de ameaças fabricadas por Moscou para justificar a agressão, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, neste domingo.

Leia mais.

Carnaval com investimento: As cinco ações indicadas pelo PagBank para a semana
Empresa Ticker
Banco do Brasil BBAS3
Bradespar BRAP4
BR Malls BRML3
Tim TIMS3
Vibra VBBR3

Disclaimer
Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Governo da Carcóvia diz que "repeliu ataque da Rússia"

À BBC, o governo da Carcóvia afirmou que “repeliu com sucesso o ataque da Rússia” à segunda maior cidade da Ucrânia.

“O controle sobre a Carcóvia está completamente em nossas mãos! As forças armadas da Ucrânia, a polícia nacional, as forças de defesa territorial estão trabalhando: estão limpando a cidade do inimigo.

“O inimigo russo está completamente desmoralizado. Bem na cidade, dentro de Kharkiv, um grupo de cinco a dez pessoas se rendeu ao exército ucraniano. Assim que avistam pelo menos um representante das forças armadas da Ucrânia, eles se rendem.

“Quanto à situação na região mais ampla, eis o que está acontecendo agora: Chuhuiv [outra cidade] está completamente sob controle do exército ucraniano, bandeiras ucranianas estão penduradas nos prédios administrativos.

“A ofensiva do agressor russo está em andamento nas seguintes direções: de Lyptsi, Vovchansk e Belhorod.

“Vemos regimentos separados de veículos militares [russos]. As forças armadas da Ucrânia estão em suas posições em combate ativo.”

Confira a lista dos países que baniram voos da Rússia
  • O espaço aéreo do Canadá, por sua vez, “está fechado para todos os operadores de aeronaves russos”;
  • A Alemanha impôs um banimento de três meses;
  • A Finlândia “está se preparando para fechar seu espaço aéreo ao tráfego aéreo russo”;
  • Bélgica afirmou que “os céus europeus estão abertos para aqueles que conectam as pessoas, não para aqueles que procuram agredir brutalmente”;
  • Irlanda e Áustria apoiaram a decisão da União de Europeia em banir voos russos por todos os países que integram o bloco econômico;
  • Reino Unido também baniu os voos de origem russa;

Rússia, por sua vez, também fechou seus espaços aéreos para voos da União Europeia.

 

EUA diz que "Rússia nunca esteve sob ameaça da Otan"
Alemanha deve construir dois terminais de gás natural liquefeito para reduzir dependência de gás russo

De acordo com a CNN, a “Alemanha deve construir dois terminais de gás natural liquefeito para reduzir dependência de gás russo”.

“Precisamos fazer mais para proteger o fornecimento de energia do nosso país”, disse o chanceler alemão Olaf Scholz, acrescentando “e para não depender de certos fornecedores de energia”.

A Alemanha é a maior consumidora de gás russo.

“Os acontecimentos dos últimos dias e semanas mostraram-nos que uma política energética que olha para o futuro é decisiva para o nosso clima e economia, mas também para a nossa segurança e é por isso que precisamos de dar um impulso às energias renováveis, quanto mais fazemos melhor”, disse.

Presidente da Ucrânia afirma que "concordou com Bielorrússia para encontro sem condições prévias"

O presidente ucraniano,  Volodymyr Zelensky, conversou com o presidente da Bielorrúsia, Alexander Lukashenko neste domingo (27) e afirmou que “ambos concordaram que a delegação ucraniana se reuniria com a delegação russa sem condições prévias na fronteira ucraniana-bielorrussa, perto do rio Pripyat”.

“Alexander Lukashenko assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados em território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana”, afirmou Zelensky em seu perfil no Telegram.

Embaixadora dos EUA na ONU condena ordem de Putin

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, condenou a ordem do presidente Vladimir Putin de colocar as forças nucleares da Rússia em alerta.

“Isso significa que Putin continua a escalar essa guerra de uma maneira totalmente inaceitável”, disse ela em entrevista à CBS News.

Carteira recomendada: As ações que o Banco do Brasil indica para março
Empresa Ticker
AES Brasil AESB3
Alupar ALUP11
B3 B3SA3
Bradesco BBDC4
BTG Pactual BPAC11
Sid Nacional CSNA3
Petrobras PETR4
SLC Agrícola SLCE3
Suzano SUZB3
Vale VALE3

Disclaimer
Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Putin pede que militares coloquem "forças nucleares da Rússia em alerta máximo"
O presidente russo, Vladimir Putin, foi espião da União Soviética.- Imagem: Pixabay

Neste domingo (27), o presidente Vladimir Putin ordenou que seus militares coloquem “as forças nucleares da Rússia em alerta máximo”.

A ordem, segundo o The New York Times, foi feita em uma reunião televisionada com seu ministro da Defesa e alto comandante militar.

Para Putin, “os países ocidentais estão implementando sanções ilegítimas contra a Rússia” e “altos funcionários dos principais países da Otan estão se permitindo fazer declarações agressivas dirigidas ao nosso país”.

Leia mais.

Foto da Reuters mostra invasão russa da Carcóvia
(BlackSky/Handout via REUTERS)
Espanha envia equipamentos militares à Ucrânia

A Espanha afirmou neste domingo (27), que enviou equipamentos militares, como “equipamentos de proteção individual” para a Ucrânia.

Segundo o New York Times, “as autoridades espanholas, no sábado, disseram que um avião de carga foi enviado com ajuda humanitária, em vez de ajuda militar, para a Ucrânia”.

Itaú (ITUB4), Marfrig (MRFG3) e os ativos indicados pelo PagBank para o mês de carnaval

PagBank divulgou seus ativos indicadas para o mês de março. Entre elas estão Itaú (ITUB4) e Marfrig (MRFG3), entre outras.

Empresa Ticker
Itaú ITUB4
Tim TIMS3
PetroRio PRIO3
Marfrig MRFG3
Bradespar BRAP4
Engie EGIE3
Banco do Brasil BBAS3
SLC Agrícola SLCE3
Multiplan MULT3
Valora VGIR11
Veja vídeos do quarto dia de ataques à Ucrânia

A Rússia e a Ucrânia entraram em seu quarto dia de conflito após a invasão das tropas russas ao país vizinho. Neste domingo (27), os russos tomaram a segunda maior cidade ucraniana, Carcóvia.

Leia mais.

Coreia do Norte faz teste de míssil balístico em meio à escalada de conflito Rússia e Ucrânia

Coreia do Norte testou neste domingo (27) um míssil balístico, segundo os Chefes de Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, em meio à escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Leia mais.

Com Rússia fora do Swift, preço da gasolina pode superar R$ 10, diz Adriano Pires

A exclusão da Rússia, uma das maiores produtoras mundiais de petróleo e gás, do sistema internacional de pagamentos Swift, anunciada pela União Europeia e pelos Estados Unidos no início da noite deste sábado (26), pode fazer o barril do petróleo disparar no mercado internacional. Com isso, o preço da gasolina, no Brasil, pode superar os R$ 10 por litro.

Leia mais.

Elon Musk ativa internet na Ucrânia com satélite da Starlink

O bilionário Elon Musk, dono da Tesla (TSLA34), SpaceX e da Starlink, fez uma publicação em seu perfil no Twitter na noite de sábado (26) afirmando que “o serviço de internet via satélite Starlink da empresa agora está ativo na Ucrânia com mais terminais a caminho”.

Leia mais.

Rússia x Ucrânia: Tropas russas entram em 2ª maior cidade ucraniana

As tropas russas entraram na segunda maior cidade da Ucrânia na madrugada deste domingo (27), após invadir, também, Kiev, a capital ucraniana. A cidade de Carcóvia foi invadida após quatro dias de invasão.

Leia mais.

Presidente ucraniano conversa com Bielorrúsia
Volodymyr Zelensky
(Telegram/Reprodução)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversa neste domingo (27) com o presidente da Bielorrúsia, Alexander Lukashenko.

A informação foi confirmada no Telegram de Zelensky.

“Desejo sinceramente que a Bielorrússia volte a ser tão boa e segura como todos viram há pouco tempo. Fazer a escolha certa é a principal escolha da sua vida”, disse Zelensky em vídeo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar