Tempo real: Ibovespa (IBOV) retoma alta com Petrobras (PETR4), mas Vale (VALE3) limita ganhos; dólar sobe a R$ 5,48
RESUMO DO DIA: A queda do pregão foi pontual e o Ibovespa (IBOV) voltou a subir nesta quarta-feira (17) com apoio de Petrobras (PETR4).
O principal índice da bolsa brasileira encerrou com alta de 0,26%, aos 129.443,59 pontos.
Já o dólar à vista (USBRL) terminou a sessão a R$ 5,4838, com avanço de 1,00%.
O mercado local repercutiu o relatório operacional da Vale (VALE3), que produziu 80,5 milhões de toneladas métricas (Mt) de minério de ferro no segundo trimestre de 2024, alta de 2,4% no ano e 13,8% no trimestre. Contudo, as ações da mineradora foram pressionadas pelo forte recuo do minério de ferro na China.
Além disso, os investidores reagiram, em segundo plano, às falas recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista à TV Record, Lula disse que “não é obrigado a cumprir” a meta fiscal, mas que fará o “necessário” para seguir o arcabouço. O impacto das declarações foi sentido, principalmente, no dólar e na curva de juros.
- Receba uma recomendação de investimento POR DIA direto no seu e-mail, sem enrolação. Clique AQUI para fazer parte do grupo VIP “Mercado em 5 Minutos”.
No exterior, os investidores reagiram a notícias de aumentar as restrições comerciais à China, principalmente no fornecimento de tecnologia avançada de microchips. Em reação, Nvidia recuou forte e o índice Nasdaq fechou em baixa de mais de 2%. O mercado não reagiu ao Livro Bege, do Federal Reserve.
Amanhã (18), as atenções do mercado devem se concentrar na decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). A expectativa é de manutenção dos juros a 3,75% ao ano.