Tempo Real: Ibovespa (IBOV) fecha em alta com apoio da Petrobras, apesar de Vale

RESUMO: O Ibovespa perdeu força na sessão desta quinta-feira (25), mas conseguiu fechar em alta com apoio das ações da Petrobras (PETR4), que subiram mais de 3%.
Por outro lado, os papéis da Vale (VALE3) jogaram contra o índice. A empresa vive certa incerteza do mercado diante da pressão do Governo Federal para indicar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda de governos petistas, na presidência da mineradora.
O pregão também foi marcado pela baixa liquidez devido ao feriado de aniversário de São Paulo. No cenário macro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a sua taxa básica de juros em um patamar recorde de 4% — seu nível mais alto desde que o BCE foi criado — e repetiu que permanecerá lá por algum tempo.
Com a queda dos juros futuro, o Magazine Luiza (MGLU3) surfou bem na sessão, liderando as altas.
Já os papéis da Gol (GOLL4) chegaram a entrar em leilão após a divulgação do fato relevante de que irá entregar em recuperação judicial nos Estados Unidos. A ação subiu mais de 6% mais cedo após a criação de fundo de financiamento do governo para as companhias, mas zerou os ganhos.
- As ações que devem sofrer com o El Niño (e La Niña): Analista comenta os efeitos dos fenômenos climáticos para alguns setores e empresas da bolsa brasileira, e o que fazer com os papéis agora. Confira no Giro do Mercado: