Tempo real: Ibovespa (IBOV) fecha no maior nível da história com indicação de Galípolo ao BC; dólar sobe e fecha a R$ 5,55
RESUMO: A reta final do pregão foi movimentada e o Ibovespa (IBOV) renovou o recorde de fechamento.
O principal índice da bolsa brasileira fechou com alta de 0,42%, aos 137.343,96 pontos — o maior patamar de fechamento, em termos nominais.
Durante o pregão, o índice também registrou uma nova máxima intradia histórica aos 137.469,26 pontos. Até então, o maior nível intradia era de 137.212,64 pontos — alcançada na véspera (28).
Já dólar à vista (USBRL) terminou a sessão a R$ 5,555 (+0,96%).
Por aqui, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o Gabriel Galípolo como o indicado do governo para a presidência do Banco Central. Ele deve ser sabatinado pelo Senado Federal e, se aprovado, assumirá a cadeira de comando do BC em janeiro de 2025.
Miais cedo, o mercado reagiu a declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.Em evento em São Paulo, ele afirmou que o IPCA-15, divulgado ontem, “veio um pouco melhor, mas ainda não nos dá conforto”.
No exterior, os investidores operaram em compasso de espera pelo balanço da gigante de tecnologia Nvidia. A companhia divulga os resultados do segundo trimestre depois do fechamento dos mercados.
A segunda prévia do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, e o Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE), o índice inflacionário preferido do Federal Reserve, que serão divulgados nos próximos dias ficam no radar.