Nos Estados Unidos, as bolsas de Wall Street renovaram máximas nesta quinta-feira (23) em meio a novas declarações do presidente Donald Trump e a expectativa pela decisão sobre os juros do Federal Reserve (Fed) na próxima semana. Em destaque, S&P 500 bateu um novo recorde intradia e de fechamento.
Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Trump disse que a imposição de tarifas no comércio exterior “levará bilhões, e até trilhões, de dólares ao Tesouro” do país.
Ele ainda afirmou que pedirá à Arábia Saudita e à Organização dos Países Exportadores e Petróleo (Opep) a redução dos preços do petróleo.
“Se o preço caísse, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia terminaria imediatamente”, afirmou Trump, que participou do evento de forma virtual. “Neste momento, o preço está alto o suficiente para que a guerra continue — é preciso baixar o preço do petróleo”.
Trump ainda disse que exigirá uma queda imediata nas taxas de juros. “Com a queda dos preços do petróleo, exigirei que a taxa de juros caia imediatamente e, da mesma forma, elas deveriam estar caindo em todo o mundo”, disse. Para isso, o republicado considerou conversar com presidente do Fed, Jerome Powell, “no momento apropriado”. “Espero que o Fed me escute”, em discurso na Casa Branca no final da tarde.
Vale lembrar que o Fed sinalizou que os juros devem permanecer elevados por algum tempo. A reunião do Comitê Federal de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês) deva acontecer entre os dias 28 e 29 de janeiro. A expectativa de é que o BC norte-americano mantenha os juros inalterados na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano.
Confira o fechamento dos índices de Nova York:
> S&P 500: +0,53%, aos 6.118,71 pontos;
> Dow Jones: +0,92%, aos 44.565,07 pontos;
> Nasdaq: +0,22%, aos 20.053,68 pontos.