Tempo real: Ibovespa (IBOV) interrompe sequência de ganhos, mas avança 2,5% na semana; dólar cai a R$ 5,46
RESUMO: O Ibovespa (IBOV) renovou a máxima intradia histórica ao atingir os 134.781,44 pontos nas primeiras horas do pregão, mas não sustentou o tom positivo até o fechamento e interrompeu a sequência de oito altas consecutivas.
O principal índice da bolsa brasileira fechou o pregão desta sexta-feira (16) com queda de 0,15%, aos 133.953,25 pontos. Na semana, porém, o Ibovespa acumulou alta de 2,56%.
Já o dólar à vista (USDBRL) terminou o dia a R$ 5,4678 (-0,29%). Na semana, a moeda norte-americana caiu 0,86% ante o real.
Por aqui, os investidores repercutiram o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). A economia brasileira cresceu 1,37% em junho, ante avanço de 0,41% (dado revisado) de maio.
O resultado ficou acima das expectativas, de crescimento de 0,5% para o mês.
O mercado também reagiu às declarações de Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central. Ele disse que a autoridade monetária pode voltar a subir os juros, “caso necessário”.
Além disso, os investidores seguem na expectativa pelas indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o BC, sendo de três novos diretores e do Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária, à presidência da autoridade monetária.
No exterior, Wall Street teve a melhor semana de ganhos do ano. Em destaque, o índice S&P 5o0 avançou mais de 4% e registrou o melhor desempenho semanal desde novembro de 2023.