As principais ações da China e as ações de Hong Kong subiram nesta segunda-feira, com os investidores reforçando suas apostas nas ações chinesas de tecnologia em meio às negociações comerciais entre a China e os Estados Unidos e antes de um esperado corte nas taxas de juros dos EUA nesta semana, ofuscando as preocupações com dados econômicos fracos.
O índice de Xangai .SSEC teve baixa de 0,3%, enquanto o índice CSI300 .CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,2%, após atingir a máxima em três anos e meio. O índice Hang Seng .HSI, de Hong Kong, subiu 0,2%, e fechou na máxima dos últimos quatro anos.
Dados divulgados nesta segunda-feira mostraram que a economia da China desacelerou em agosto, com a produção das fábricas e o crescimento das vendas no varejo não atingindo as previsões e os preços das casas continuando a cair. O crédito, as exportações e os investimentos em ativos fixos da China também registraram um crescimento lento.
Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management, disse que os dados amplamente desanimadores já estavam precificados pelo mercado.
“A desaceleração não é uma surpresa para o mercado. Os investidores já esperam que o crescimento enfraqueça no terceiro trimestre.”
Os investidores também olharam para além das tensões geopolíticas e comerciais, seguindo as sugestões dos recordes de alta de Wall Street, com a expectativa geral de que o Federal Reserve corte os juros norte-americanos nesta semana.
*Com informações da Reuters