O volume do setor de serviços do Brasil caiu 0,9% em relação a outubro e teve alta de 2,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
*Reuters
Resumo: O Ibovespa (IBOV) deve ter um dia agitado nesta quarta-feira (15). Além da agenda econômica nacional, que voltou a ganhar vida — e inclui uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Fernando Haddad para definir vetos da reforma tributária —, a agenda lá fora também está cheia.
O destaque vai para o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. Este não é o índice inflacionário preferido do Federal Reserve, mas ajuda o mercado a calibrar suas apostas para a trajetória do afrouxamento monetário.
O volume do setor de serviços do Brasil caiu 0,9% em relação a outubro e teve alta de 2,9% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.
*Reuters
Os proventos do Itaú Unibanco (ITUB4) na segunda quinzena de janeiro, o volume financeiro da B3 (B3SA3) em dezembro e o plano de zerar balanço de emissões de gases estufa da JBS (JBSS3) são alguns dos destaques corporativos desta quarta-feira (15).
Sete empresas têm ‘data com’ programada para dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) na segunda quinzena de janeiro.
Elon Musk foi processado na terça-feira (14) pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), que acusou o bilionário mais rico do mundo de esperar muito tempo para divulgar em 2022 que havia acumulado uma grande participação no Twitter, a extinta empresa de mídia social comprada por ele posteriormente e rebatizada de X.
Em uma queixa apresentada em tribunal federal de Washington, a SEC disse que Musk violou a lei federal de valores mobiliários ao esperar 11 dias a mais para divulgar a compra inicial de 5% das ações ordinárias do Twitter.
A JBS (JBSS3), maior produtora de carnes do mundo, tornou-se em 2021 a primeira entre seus pares a se comprometer a cortar ou compensar todas as suas emissões até 2040 e a acabar com o desmatamento ilegal em sua longa cadeia de suprimentos que começa no coração da Amazônia.
A empresa usou termos como “compromisso” e “promessa” e um slogan de que “nada menos do que isso não é uma opção” para descrever seu plano de zerar as emissões em conversas com investidores sobre títulos sustentáveis e em materiais de marketing ao consumidor.
Os contratos futuros do minério de ferro ampliaram os ganhos nesta quarta-feira (15), auxiliados pelos dados de crédito da China melhores do que o esperado, mas o aumento foi limitado pelos temores de uma escalada nas tensões comerciais depois que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assumir o cargo na próxima semana.
Trump se comprometeu a impor uma tarifa de 60% sobre os produtos chineses.
O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,71%, a 782,5 iuanes (106,73 dólares) a tonelada, depois de atingir o maior valor desde 2 de janeiro, a 787,5 iuanes a tonelada, no início da sessão.
O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,26%, para 100,6 dólares a tonelada, depois de alcançar 101,15 iuanes, o maior valor desde 2 de janeiro, no início do dia.
* Com informações de Reuters
A inflação britânica sofreu uma desaceleração inesperada no mês passado e os núcleos dos índices de preços – monitorados pelo Banco da Inglaterra – caíram de forma mais acentuada, de acordo com dados oficiais que serão bem recebidos pela ministra das Finanças, Rachel Reeves, após uma liquidação no mercado.
A taxa anual de inflação caiu para 2,5% em dezembro, de 2,6% em novembro, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais.
Economistas consultados pela Reuters esperavam que o aumento dos preços repetisse a taxa de 2,6% nessa base de comparação.
O núcleo da inflação, que exclui os preços de energia, alimentos, álcool e tabaco, caiu de 3,5% em novembro para 3,2%.
A inflação de serviços ficou em 4,4% em dezembro – a menor desde março de 2022 – em comparação com 5,0% no mês anterior. Economistas previam que ela cairia apenas para 4,9%.
* Com informações de Reuters
A economia da Alemanha contraiu pelo segundo ano consecutivo em 2024, sendo novamente a economia mais fraca entre os pares da Zona do Euro.
A maior economia da Europa contraiu 0,1% no último trimestre do ano passado e encolheu 0,2% durante todo o ano de 2024, informou o Escritório Federal de Estatísticas nesta quarta-feira (15).
A previsão dos analistas consultados pela Reuters era de uma queda de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024.
Como uma economia voltada para a exportação, a Alemanha está sofrendo com a fraqueza da demanda global e a concorrência dos produtos chineses. As exportações caíram 0,8% em 2024 em comparação com o ano anterior.
Após a contração no último trimestre do ano, a economia pode estar em recessão se o primeiro trimestre de 2025 também for negativo. Uma recessão técnica é definida como dois trimestres consecutivos de contração.
* Com informações de Reuters
O fundo imobiliário Tellus Properties (TEPP11) seguindo a tendência de outros FIIs, convocou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a alteração no regulamento do fundo.
Segundo a gestão no documento enviado ao mercado, a mudanças nas regras se dá pela vontade do fundo de adaptá-lo à resolução CVM nº 175 e alterar sua política de investimento.
Confira o desempenho dos principais índices:
Confira o fechamento dos principais índices:
Sete empresas têm ‘data com’ programada para dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) na segunda quinzena de janeiro.
Na segunda-feira (20), os acionistas de Pague Menos (PGMN3) garantem uma fatia dos JCP de R$ 146 milhões, correspondentes a R$ 0,254 por ação. A distribuição será realizada em 27 de fevereiro deste ano.
Chegou o grande dia. Nesta quarta-feira (15) será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos.
As expectativas do mercado são de uma alta mensal de 0,3% em dezembro, enquanto o comparativo anual deve acelerar de 2,7% para 2,9%. Já o núcleo, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, deve subir 0,2% no mês e 3,30% no ano.
O ano de 2025 começou com o sentimento de crise pairando no ar. Ciclo de alta da taxa básica de juros (Selic), inflação e dólar batendo recordes compõem um tripé de pessismimo no mercado financeiro, que viu o Ibovespa (IBOV), principal índice da Bolsa brasileira, amargar 2024 com queda superior a 10% .
Neste cenário, a ISA Energia (ISAE4), posicionada em um setor considerado defensivo, apresenta um outro tripé aos seus investidores: crescimento, dividendos e disciplina financeira.