Tempo real: Ibovespa (IBOV) dispara e dólar derrete impulsionado por cenário externo
Resumo: O Ibovespa começou a semana com o pé direito, subindo nesta segunda-feira (6). O índice fechou em alta de 1,26%, a 120.021,52 pontos.
Parte da alta se deve à notícia do jornal The Washington de que do presidente Donald Trump estaria considerando moderar os planos tarifários.
Um dos grandes temores dos economistas são medidas de elevação de tarifa, consideradas inflacionárias.
Apesar disso, Trump tratou de negar a informação.
“A matéria do Washington Post, citando as chamadas fontes anônimas, que não existem, afirma incorretamente que minha política tarifária será reduzida. Isso está errado. O Washington Post sabe que está errado. É apenas mais um exemplo de Fake News”, escreveu ele em uma publicação na plataforma Truth Social.
Na medida em que o Ibovespa subiu, o dólar à vista caiu 1,11% hoje, cotado a R$ 6,11. Apesar do recuo no Brasil, a moeda norte-americana se manteve acima dos R$ 6,10, em sessão marcada por liquidez reduzida neste início de ano.
Aqui no Brasil, pesquisa Focus, do Banco Central, mostrou que o mercado subiu projeção para o nível da Selic ao fim deste ano, de 14,75% para 15%, em meio a expectativas também mais altas para o avanço do IPCA em 2025 e 2026, indicando que o pessimismo com a trajetória da inflação deve permanecer.