Eleições

Tempo real: Acompanhe o segundo turno das eleições municipais

27 out 2024, 9:00 - atualizado em 27 out 2024, 9:13
eleicoes-2024-municipais joao pessoa sao luis cuiaba campo grande rio branco
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo (27). (Imagem: iStock/Marcio Binow Da Silva)

RESUMO: Neste domingo (27), acontece o segundo turno das eleições municipais de 2024, no qual serão definidos prefeitos de 51 municípios — entre eles, estão 15 capitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as principais notícias do segundo turno das eleições municipais de 2024:

Aquisição de subsidiária da Kraft Heinz complementaria portfólio da JBS (JBSS3), diz Itaú BBA; Veja os valores

Nas últimas semanas, aumentaram as especulações sobre uma possível aquisição da Oscar Mayer, por parte da JBS (JBSS3).

Além da gigante brasileira, a Sigma Alimentos, multinacional mexicana, também estaria interessada na aquisição da empresa americana de cachorros-quentes e frios, subsidiária da Kraft Heinz.

Leia mais.

Eleições no estado de São Paulo ocorrem dentro da normalidade

O segundo turno das eleições municipais em 18 municípios paulistas transcorre sem problemas, disse na manhã de hoje (27) o desembargador Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Em entrevista coletiva realizada por volta das 11h40, ele disse que não houve prisões no estado e nem ocorrências de falta de energia. “Tenho a honra de dizer que está ocorrendo tudo dentro da normalidade”, disse.

A única ocorrência que foi identificada pelo tribunal, informou o presidente do órgão paulista, foi uma boca de urna que ocorreu no mesmo colégio onde votou o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, candidato à reeleição. “Em um local teve início uma boca de urna, mas o policiamento ostensivo chegou e essas pessoas foram dispersadas”, disse Fernandes.

De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo TRE-SP, 40 urnas eletrônicas, de um total de 44.928 que estão sendo utilizadas para as eleições em segundo turno no estado paulista, precisaram ser substituídas. Isso corresponde a 0,089%. Desse total, 23 urnas estavam sendo utilizadas na capital paulista.

A expectativa do presidente do TRE-SP é de que os resultados das eleições deste domingo no estado de São Paulo sejam finalizadas e divulgadas entre as 19h e 20h.

*Com Agência Brasil

Curitiba: Cinco urnas são substituídas, segundo o TRE-PR

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), até às 11h25, deste domingo (27) cinco urnas precisaram ser substituídas em Curitiba, sendo duas em Londrina e outras duas em Ponta Grossa.

 

Curitiba: Cristina Graeml vota na capital

A candidata à eleição Cristina Graeml (PMB) votou pela manhã. Ela chegou por volta de 11h50 (horário de Brasília) no Colégio Estadual do Paraná, na região central de Curitiba.

Graeml tem 45% das intenções de voto, segundo a pesquisa Quaest divulgada ontem (26). Eduardo Pimentel (PSD) tem 55% dos votos válidos. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Eleições 2024: quem não votou no primeiro turno, pode votar neste domingo (27)?

O segundo turno das eleições municipais acontecem neste domingo (27) em 51 cidades em todo o país.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo.

Leia mais.

TRE de São Paulo substitui 19 urnas eletrônicas com problemas

Nas primeiras horas das eleições do segundo turno neste domingo (27), 19 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o estado de São Paulo. Elas apresentaram algum tipo de problema.

O total corresponde a 0,042% de urnas em operação em todo o estado: 44.928. Das urnas substituídas, 12 estavam na capital.

As informações constam do primeiro boletim divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo por volta das 9h30 de hoje, quando são realizadas eleições municipais.

*Com Agência Brasil 

Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB) vota na capital gaúcha

Candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), votou na manhã deste domingo na capital gaúcha.

Segundo a pesquisa Quaest, Melo tem 63% das intenções de voto. Maria do Rosário (PT), que já é deputada federal, tem 37% dos votos válidos. A pesquisa foi divulgada ontem (26) e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Sebastião Melo passou perto de ser eleito no primeiro turno, quando teve 49,7% dos votos. Rosário teve 26,3%.

 

Eleições 2024: Quais documentos levar para votar em segundo turno?

Neste domingo (27), quase 34 milhões de eleitores voltarão às urnas, pela segunda vez, para escolher os prefeitos de 51 cidades em todo o Brasil.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é preciso levar apenas um documento de identificação oficial com voto para participar da votação.

Leia mais.

Eleições 2024: como consultar o local de votação no segundo turno?

Neste domingo (27) acontece o segundo turno das eleições municipais em 51 cidades brasileiras. O período de votação acontece das 8h até às 17h (horário de Brasília).

Para evitar contratempos, a Justiça Eleitoral orienta que os eleitores consultem o local de votação e as respectivas seções eleitorais com antecedência.

Leia mais.

Polícia Federal: crimes eleitorais registrados no Maranhão, Paraíba e Tocantins

Segundo o balanço da Polícia Federal, até às 9h30 (horário de Brasília), três casos de crimes eleitorais foram registrados — no Maranhão, na Paraíba e no Tocantins.

Ao todo, dez suspeitos foram detidos por propaganda irregular e compra de votos, e R$ 57 mil em bens apreendidos.

Haddad vota em São Paulo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, votou agora de manhã em uma escola da zona sul da capital paulista. Ele chegou por volta de 9h30 (horário de Brasília) no Colégio Catamarã, no bairro de Moema, na Zona Sul de São Paulo (SP).

“O importante é a democracia sair fortalecida e o eleitor respeitar uns aos outros”, disse o ministro a jornalistas.

Eleições 2024: vejas as cidades com segundo turno neste domingo (27)

O segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo (27)e 51 cidades têm a segunda fase da disputa para a prefeitura, sendo 15 capitais.

As urnas foram abertas às 8h (horário de Brasília) e as votações acontecem até às 17h (horário de Brasília).

Leia mais.

TSE registra mais de 27 milhões de justificativas por ausência de eleitores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, até as 9h deste domingo, 27, 180.954 justificativas de ausência de eleitores neste segundo turno de votação.

Segundo o TSE, até as 7h30, foram 14.224 justificativas no exterior. Os eleitores de cidades que realizam segundo turno neste domingo e não se encontram em seus domicílios eleitorais têm até as 17h para realizar a justificativa pelo aplicativo e-Título. Também é possível alegar a ausência nos postos de justificativa.

*Com Estadão Conteúdo

São Paulo: Ricardo Nunes (MDB) vota na Zona Sul da capital

O candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB) votou na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, no bairro do Socorro, na Zona Sul da capital paulista.

A pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26), apontou que Nunes tem 55% das intenções de votos. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que também já votou nesta manhã) tem 45% dos votos válidos. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Belo Horizonte: Fuad Norman (PSD) vota em BH

O candidato à reeleição Fuad Norman (PSD) votou em Belo Horizonte, nesta manhã.

A pesquisa Quaest, divulgada ontem (26), mostrou que Fuad tem 52% dos votos válidos. O candidato Bruno Engler (PL), que já votou, tem 48% das intenções de votos. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo: Guilherme Boulos (PSOL) vota na Zona Sul da capital

O candidato à prefeitura Guilherme Boulos (PSOL) votou há pouco no CEU Campo Limpo, na Zona Sul da capital paulista.

Boulos, que é deputado federal, chegou ao local de votação por volta de 9h50 (horário de Brasília).

A pesquisa Quaest, divulgada neste sábado (26), mostrou Boulos com 45% dos votos válidos. Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, tem 55% das intenções de votos. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) vota na Região Centro-Sul de BH

O candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) votou, há pouco, no Colégio Sagrado Coração de Maria, no bairro Serra.

A pesquisa Quaest, divulgada ontem (26), mostrou Engler com 48% das intenções de votos. O candidato à reeleição Fuad Noman (PSD) tem 52% dos votos válidos. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições 2024: Eleitores de 51 cidades voltam às urnas para segundo turno

Eleitores voltam às urnas neste domingo (27) para eleger em segundo turno os prefeitos de 51 cidades, sendo 15 capitais, com destaque para algumas disputas onde a votação decisiva colocará frente à frente candidatos apoiados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

As urnas foram abertas às 8h (horário de Brasília). A votação encerra às 17h (horário de Brasília).

Leia mais.

Plano econômico de Kamala Harris é ‘superior’ ao de Trump? É o que 23 Nobéis da economia acreditam

Em carta, 23 ganhadores do Prêmio Nobel de Economia classificaram o plano econômico de Kamala Harris como “vastamente superior” ao de Donald Trump. O objetivo é apoiar às promessas da atual vice-presidente, a menos de duas semanas das eleições.

A declaração, divulgada na última quinta (24), incluiu as assinaturas de recém premiados como Daron Acemoglu e Simon Johnson (2024), Joseph Stiglitz (2001), Robert Shiller (2013), Esther Duflo (2019), Claudia Goldin (2023) e Paul Romer (2018).

Leia mais.

Fortaleza: André Fernandes (PL) vota na Assembleia Legislativa do Ceará

O candidato à prefeitura de Fortaleza, André Fernandes (PL), votou às 8h27 na Assembleia Legislativa do Ceará.

“Fizemos uma campanha limpa, uma campanha transparente. Fui o único candidato que não teve nenhuma de suas propagandas removidas pala Justiça por atacar adversários. A nossa campanha foi totalmente diferente. Fortaleza nunca viu o que aconteceu nessa eleição, milhares de pessoas comparecendo de forma voluntária, pedindo por mudança. Foi uma campanha limpa, da paz, uma campanha volumosa, uma campanha que cada dia mais foi ganhando corpo nas ruas. Fortaleza quer respirar ares de mudança depois de 30 anos com os mesmos que governam a nossa cidade”, afirmou André Fernandes em entrevista à imprensa após a votação.

A pesquisa Quaest, divulgada no último sábado (26), mostrou que os candidatos Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) estão numericamente empatados, com 50% dos votos válidos cada. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

 

Não votei no 1° turno, posso votar neste domingo (27)?

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, já que a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição independente.

Da mesma forma, quem não votar em nenhum dos dois turnos terá de justificar duas vezes.

 

Presidente do TSE, Carmen Lúcia, vota em Belo Horizonte

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ministra Cármen Lúcia, votou em Belo Horizonte. A ministra á estava na fila de votação antes da abertura das urnas.

A votação para prefeitos em 51 cidades começou às 8h (horário de Brasília) e segue até 17h.

Eleitores de 51 cidades voltam às urnas neste domingo (27)

A partir das 8h horário de Brasília), deste domingo (27),  eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltam às urnas para eleger os prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos.

As seções de votação estarão abertas até as 17h.