Seguros

Tempestades: Perdeu carro ou casa nas enchentes? Veja o que pode fazer

27 jan 2024, 17:00 - atualizado em 24 jan 2024, 17:44
enchentes
Seguros podem ser acionados em casos de enchentes, no entanto, é preciso chegar contrato (Imagem: Getty Images Signature/Canva Pro)

As chuvas de verão e o acontecimento de fenômenos como o El Niño e La Niña vêm causando tempestades em diferentes regiões do Brasil, gerando situação de enchentes e por vezes prejuízos a imóveis e automóveis atingidos.

Diante dessa situação, acionar o seguro, seja ele auto (voltado para carros) ou o residencial é um caminho para conter os prejuízos financeiros causados por eventos climáticos.

  • As ações que devem sofrer com o El Niño (e La Niña): Analista comenta os efeitos dos fenômenos climáticos para alguns setores e empresas da bolsa brasileira, e o que fazer com os papéis agora. Confira no Giro do Mercado:

Enchentes: O que fazer com carros e imóveis?

Seguro para carro

O Procon-SP orienta que o consumidor verifique no contrato ou procure a seguradora para averiguar se os danos provocados estão inclusos na cobertura. Caso exista previsão contratual, é direito do consumidor ser indenizado.

“Os procedimentos e documentos exigidos para a cobertura do sinistro (danos) devem estar especificados no contrato e o prazo para indenizar o segurado é de, no máximo, 30 dias – que começa a ser contado a partir da data de entrega dos documentos, sendo interrompido toda vez que houver solicitação de documentação complementar”, destaca o órgão.

Ainda, orientam que o consumidor não avance sobre áreas alagadas, pois pode causar negativa da cobertura por parte da seguradora.

Seguro residencial

No caso do seguro residencial, Emerson Nagata, superintendente executivo de negócios e soluções em danos da Brasilseg, destaca que é importante contar com um seguro que tenha coberturas específicas para indenizar o segurado em casos de chuvas fortes e temporais.

“Ao vivenciar uma ocorrência como essa, o segurado deve formalizar o aviso de sinistro imediatamente após o acontecimento”, explica.

Ele destaca que, no caso da BB Seguros, o procedimento para notificação de sinistros pode ser realizado pelos canais de atendimento disponíveis, como telefone ou WhatsApp. “É importante ponderar que essas regras valem para imóveis já construídos. Aqueles em reforma, construção ou reconstrução são riscos excluídos”, destaca.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar