‘Temos mais trabalho a ser feito’, diz Powell, presidente do Fed
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, reafirmou o compromisso da autoridade monetária dos Estados Unidos em trazer a inflação de volta à meta de 2%. Para isso, ele reconheceu que ainda há “muito trabalho a ser feito”.
Segundo ele, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) considera em torno de “mais um par de aumentos” na taxa de juros dos EUA. Ainda assim, ele lembrou ainda que muito já foi feito.
Afinal, o Fed já elevou a taxa de juros em cerca de 4,50 pontos percentuais desde março do ano passado, sendo que os efeitos desse aperto ainda devem ser sentidos.
Powell vê inflação e juros em ritmo mais lento
Por isso, Powell observou que a mudança para um ritmo de aperto mais lento, a doses de 0,25 pp, permitirá que o Fomc do Fed avalie melhor o progresso da economia em direção às metas. Contudo, ele alerta para os riscos de afrouxar a política monetária de forma prematura.
Embora o processo de desinflação já tenha iniciado, ele afirmou que ainda é cedo para declarar vitória. Segundo ele, é preciso “mais evidências substanciais” de que a inflação está se movendo para baixo.
Powell lembrou ainda que a estabilidade de preços é responsabilidade do Fed e funciona como a pedra fundamental da economia norte-americana. Tanto que a inflação está caindo sem uma queda “realmente significante” da atividade econômica. Da mesma forma, o mercado de trabalho também não está se enfraquecendo.
*Com Juliana Américo