Temer comemora desistência de uma Constituinte por parte dos candidatos à presidência
Em cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer comemorou a desistência da ideia de uma nova Constituinte por parte dos candidatos Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT. Temer mais uma vez destacou o papel da Constituição, disse que uma mudança não seria a salvação dos problemas e reforçou.
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER GRATUITA
A afirmação foi feita durante a posse do novo presidente da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-, Sebastião Barbosa.
O pesquisador aposentado é engenheiro agrônomo, especialista no estudo de insetos, e foi contratado pela estatal em 1976, atuando em programas de controle e erradicação de pragas. Também trabalhou 17 anos na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Durante a posse, Barbosa se comprometeu a fazer pesquisa para todos os agricultores: grandes, médios e pequenos. Mas chamou a atenção para a questão orçamentária da estatal.
Barbosa assume o cargo no lugar de Maurício Antônio Lopes, que estava na função desde 2012.
A escolha de Sebastião Barbosa foi feita com base na Lei das Estatais. A Embrapa foi a primeira empresa a selecionar o gestor com base na nova norma, instituída em 2016. O processo seletivo para escolha do novo presidente começou em agosto deste ano e 16 candidatos se inscreveram – dez do quadro e seis externos.
O Conselho de Administração fez a análise curricular e a análise prévia de compatibilidade de todos os candidatos e depois entrevistou os três selecionados que atingiram a melhor pontuação técnica. O candidato mais bem avaliado foi submetido a aprovação prévia da Casa Civil da Presidência da República.