Tem surpresa vindo aí? Inflação nos EUA e IPCA no Brasil; veja as notícias que mexem com o seu dinheiro hoje
Toda surpresa é naturalmente inesperada, mas nem sempre é bem-vinda. Se a surpresa vai ser bem recebida ou não depende muito de cada um. Tem quem sonhe com uma festa-surpresa, por exemplo. No entanto, há também quem não goste de surpresas por causa das fortes emoções que elas suscitam, mesmo quando positivas ou bem intencionadas.
Bem-vindas ou não, as surpresas parecem estar na moda no mercado financeiro. Recentemente, os números do PIB no segundo trimestre surpreenderam os especialistas. Nos últimos dias, informações inesperadas reativaram certo otimismo em relação à China.
Agora é a inflação que pode trazer surpresas. Como informamos ontem, a aproximação de um bando de dragões está deixando os investidores ressabiados. A expectativa é de que a alta dos preços em agosto no Brasil e nos Estados Unidos venha mais salgada do que em julho.
A inflação ao consumidor norte-americano só será conhecida amanhã. Com isso, os investidores internacionais colocaram as barbas de molho e no momento dão uma pausa à alta observada nos últimos dias nas bolsas.
Por aqui, o IPCA de agosto será conhecido hoje. A expectativa é de que a inflação oficial no Brasil acelere de 0,12% para 0,28% na comparação mensal e de 3,99% para 4,66% no acumulado em 12 meses, segundo a mediana das estimativas do serviço de notícias em tempo real Broadcast.
A aceleração da alta dos preços é esperada por causa do fim do desconto na conta de luz e do recente reajuste da gasolina. No entanto, há quem considere que as projeções estejam superestimadas. Isso porque os preços no atacado apontam para uma pressão menor sobre os alimentos.
De qualquer modo, os participantes do mercado de juros futuros embutiram nas taxas mais curtas a aposta de um corte mais acentuado da taxa Selic na semana que vem. A retirada de prêmio da curva a termo até ajudou o Ibovespa em sua alta de mais de 1% na segunda-feira.
A dúvida, no momento, é qual tipo de surpresa vai se abater sobre os participantes do mercado com o IPCA hoje e com o CPI norte-americano amanhã.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
ATENÇÃO, APPLE LOVERS
O iPhone 15 vem aí. O que você precisa saber sobre os lançamentos que a Apple anuncia nesta terça-feira. A big tech americana também promete novas versões do Apple Watch e AirPods.
DIVIDENDOS EXTRAORDINÁRIOS
Petrobras (PETR4) deve pagar quase R$ 100 bi em dividendos em 2024, dizem analistas; política de preços dos combustíveis é risco. Bank of America lista motivos que apontam alta probabilidade da companhia pagar dividendos extraordinários, com taxa de rendimento acima de pares do setor.
ROXO É A COR MAIS QUENTE
Nubank passa Itaú e se torna o principal banco de 1 em cada 4 brasileiros; ação pode subir até 30%, diz JP Morgan. Percentual dos clientes que adota o Nubank como banco principal passou de 15% para 27%, equivalente a quase o dobro da fatia do Itaú, de acordo com pesquisa do JP Morgan.
GOVERNO FEDERAL
Desenrola Brasil já limpou nome de 10 milhões com dívidas de até R$ 100, diz Fazenda; veja quando começa a próxima fase. O Ministério também estendeu até a terça-feira (12) o prazo de término para inscrição de credores interessados em participar do programa.
INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Um dragão desbotado: o mercado está frustrado com o crescimento econômico da China, mas o gigante asiático não está à beira do colapso. O colunista Matheus Spiess afirma que o país enfrenta desafios complexos, mas observa que o cenário pode não ser tão catastrófico quanto se temia.
Uma boa terça-feira para você!