Tem R$ 4 mil sobrando? Invista em franquias baratas e lucre mais de R$ 14 mil por mês; confira 5 marcas
Em 2023, o mercado de franquias no Brasil superou as expectativas e atingiu um faturamento na ordem de R$ 240,6 bilhões, com variação nominal de 13,8% em relação a 2022. As projeções apontavam um crescimento entre 9,5% e 12%.
As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que mostrou que, comparado a 2019, pré-pandemia, o crescimento foi de 28,9%.
O desempenho foi alavancado, entre outros fatores, pelo forte resultado no 4º trimestre de 2023, no qual o setor registrou um crescimento nominal no faturamento de 14,2%, indo de R$ 63,8 bilhões para R$ 72,878 bilhões.
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
O número total de operações no Brasil atingiu 195.862, avançando 6,2% ante o ano anterior. Novas marcas continuam a adotar o franchising em seu sistema de negócio, com um total de 3.311 redes de franquia identificadas.
O crescimento marcou um recorde no histórico de pesquisas da ABF. Com isso, o setor totalizou 1.701.726 empregos diretos (expansão de 7,1%), outro recorde.
Franquias para investir e lucrar até R$ 14 mil
DryWash
Há 30 anos no mercado, a marca trabalha no segmento de limpeza e conservação rápida de pintura automotiva. A rede oferece dois modelos de negócios, sendo: para empreendedores individuais e franquias com lojas físicas.
O investimento inicial é a partir de R$ 4,2 mil, com payback (retorno) e breakeven (equilíbrio) chegando em até 6 meses. O faturamento médio mensal fica entre R$ 5 mil e R$ 30 mil por mês, com 20% de lucro. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 6 mil.
O contrato para comprar uma marca da companhia tem duração de dois anos e não tem novos custos para a renovação.
Ceopag
A microfranquia de meios de pagamento eletrônicos está presente em 24 estados, 250 cidades e possui mais de 600 unidades franqueadas.
A marca pede um investimento inicial de R$ 20 mil, para o formato home based. O payback e o breakeven acontecem em até 12 meses.
O faturamento médio mensal chega a R$ 10,2 mil, com 50% de lucro. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 5,1 mil. O contrato tem duração de cinco anos e a renovação não exige custo.
TZ Viagens
Com 11 anos de mercado, a marca de agências de viagens e intercâmbio, física e online, possui mais de 220 franqueados.
O investimento inicial fica a partir de R$ 9,5 mil reais, com payback e breakeven chegando em até 4 meses.
O faturamento médio mensal atinge a ordem de R$ 42 mil, com 10% de lucro. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 4,2 mil. O contrato tem cinco anos de validade e não tem custo de renovação.
CredFácil
A marca atua no ramo de serviços financeiros e seguros, com o objetivo de oferecer soluções financeiras a quem precisa de crédito.
Com mais de mil unidades em operação por todos os estados do Brasil, a companhia pede um investimento inicial de R$ 19,9 mil, com payback e breakeven chegando em até 6 meses.
O faturamento médio mensal chega a R$ 130 mil, enquanto o lucro pode ficar entre R$ 6 mil a R$ 15 mil. O contrato é válido por cinco anos e não possui custo de renovação.
Ultra Cursos
A marca de ensino profissionalizante conta com 26 unidades em operação atualmente, presente em oito estados do Brasil e com um polo licenciado no Japão, segundo a companhia.
O investimento inicial para comprar uma franquia chega a R$ 14,5 mil, com payback e breakeven chegando em até 6 meses. O faturamento médio mensal chega a R$ 15 mil, com lucro médio de R$ 5 mil por mês.
*Todas as marcas são associadas à ABF