Tem ações da Gol (GOLL4)? Veja o que acontece após saída da empresa do Ibovespa
As ações da Gol engatam nova queda no pregão desta terça-feira (30), depois da companhia entrar em recuperação judicial nos Estados Unidos. Após começar o dia em leilão, GOLL4 chegou a cair mais de 35%, sendo que na véspera já havia recuado 33,61%.
Devido à recuperação judicial, as ações da Gol foram excluídas dos índices da B3, incluindo o Ibovespa (IBOV). Isso porque, de acordo com manual da bolsa, empresas em recuperação judicial não podem integrar seus índices.
Além disso, a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) suspendeu a negociação das ADRs (American Depositary Receipt) da companhia, nos EUA.
O que muda para os acionistas?
Na prática, a saída da Gol dos índices da B3 não muda nada para os acionistas, porque as ações seguem negociadas normalmente, mas listadas sob o título de “outras condições”. Quem deve sentir um impacto prático são os fundos de índice, que terão que vender os papéis.
Já em relação a liquidez da ação, os analistas avaliam que a notícia é negativa. “Como consequência, o preço dos papéis vai cair”, afirma Mateus Haag, da Genial Investimentos.
“Essa reação negativa ocorreu, primeiramente, no rumor que a companhia entraria no Chapter 11 e após na confirmação do fato. Contudo, a suspensão das ADRs não era completamente esperada pelo mercado, pois nem sempre empresas que entram com esse pedido tem suas ações suspensas”, avalia.
- Vale (VALE3) vai reagir? Dados de produção agradam, mas ruídos sobre sucessão não cessam: O que fazer com os papéis da mineradora agora? Confira recomendação do analista Fernando Ferrer no Giro do Mercado desta terça-feira (30):
Leonardo Piovesan, analista da Quantzed, recomenda a venda de GOLL4. “Gol tem um histórico bem complicado de geração de resultados. E é muito difícil fazer projeções para a companhia, tanto de resultado, geração de caixa, etc. É uma ação que varia muito, tem muito fluxo especulativo em cima. É difícil achar fundamentos ali”, afirma.
No entanto, após as quedas recentes, ele diz que vale mais a pena esperar uma recuperação, mas sem aumentar exposição. “Se tiver uma recuperação da companhia, provavelmente, as ações vão ser reprecificadas para cima, apesar de ser incerto”, explica.
O analista ainda recomenda não ter exposição alguma ao setor aéreo. “É um setor bem complexo”, diz.
Gol em recuperação judicial
A Gol e suas subsidiárias entraram com pedido de Chapter 11 no Tribunal de Falências dos Estados Unidos na quinta-feira (25). O pedido foi aceito no dia seguinte.
O Chapter 11 é um processo legal dos EUA utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente.
Em sua recuperação, a empresa declara dívidas de R$ 20 bilhões, sendo que R$ 3 bilhões vencem no curto prazo.