Telefónica tem salto no lucro em 2021 com ganhos de capital
A Telefónica divulgou nesta quinta-feira salto de cinco vezes no lucro líquido de 2021, para 8,14 bilhões de euros, ajudado por ganhos de capital em vendas de torres de telefonia móvel e associação entre a controlada O2 e a Virgin Media do Reino Unido.
O lucro principal saltou para 13,02 bilhões de euros com receita de 39,28 bilhões.
Ao excluir os efeitos de ganhos de capital, encargos excepcionais e outros efeitos não recorrentes, o lucro subiu 1,4% e a receita aumentou 2%, disse a empresa. A companhia, que controla a Telefônica Brasil, estimou que o lucro e a receita serão estáveis ou crescerão ligeiramente.
A maior empresa de telecomunicações da Espanha tem enfrentado margens de lucro cada vez menores, bem como pressão de investidores em um momento que precisa de recursos para financiar a implantação da infraestrutura 5G.
As vendas de ativos ajudaram a Telefónica a reduzir dívida para 26 bilhões de euros ante 35,2 bilhões um ano antes.
A Telefónica teve prejuízo líquido de 1,2 bilhão de euros no quarto trimestre, como resultado dos custos de reestruturação, principalmente um plano de corte de empregos na Espanha que custou 1,53 bilhão de euros.
A empresa este ano tem como meta o “crescimento de um dígito” em lucro e receita, excluindo os efeitos de fusões e aquisições e outros fatores pontuais.