Tecnologia: ritmo de aquisições de Totvs, Sinqia e Locaweb segue a todo vapor; conheça as estratégias
O Safra atualizou suas perspectivas para os três principais nomes do setor de tecnologia: Totvs (TOTS3), Locaweb (LWSA3) e Sinqia (SQIA3). O banco recentemente realizou uma conferência na qual participaram representantes dessas empresas. Após conversar com os executivos, a instituição reforçou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para as ações com rating – no caso, Locaweb e Sinqia (preços-alvo de, respectivamente, R$ 30 e R$ 31).
Melhor que o esperado
A Totvs está bastante confiante com a manutenção do crescimento do seu negócio principal (software de gestão para pequenas e médias empresas), afirmou o CEO Dennis Herszkowicz.
Para o Safra, o executivo disse que a empresa continua vendo oportunidades de crescimento no “core business”, mesmo a empresa sendo dominante no mercado, com 46% de participação.
A companhia também colhe os benefícios de suas últimas aquisições.
“Seus negócios recém-adquiridos devem continuar mostrando desempenho acima das expectativas da companhia, ajudando a expandir a margem Ebitda da empresa”, afirmou o Safra.
A Totvs está surpresa com a performance da RD Station, adquirida em março. O crescimento na linha das receitas e o desempenho das margens operacionais estão acima do esperado.
“Em termos de margem, não há dúvidas de que o novo negócio deve ser acretivo para a companhia”, acrescentou a instituição.
Mesmo após a compra da RD Station, que envolveu R$ 1,8 bilhão, o Safra acredita que a Totvs seguirá ativa com sua agenda de M&A (fusões e aquisições).
A todo vapor
Outra empresa que deve manter a estratégia de aquisições aquecida é a Locaweb. A companhia está conseguindo entregar o que prometeu em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).
De acordo com o Safra, as aquisições continuarão adicionando novas oportunidades de crescimento para a tese de investimento da empresa. O ecossistema da Locaweb parece completo, mas o banco ainda enxerga alguns mercados com potencial para exploração.
“Podem existir oportunidades em marketing digital e canal de vendas”, disse. “Além disso, o portfólio de serviços financeiros pode crescer com o tempo”.
Sobre a conclusão da aquisição da Bling, as expectativas são muito positivas.
“A penetração da Bling na base de clientes da Locaweb está em 30% e tem potencial para expandir mais (com espaço para alcançar cerca de 70%, como a penetração da Yapay), melhorando as oportunidades de vendas cruzadas”, afirmou o Safra.
Explorando o mercado local
A Sinqia tem um plano de aquisições bem traçada. A empresa tem a intenção de realizar uma emissão de debêntures para financiar as novas aquisições, especialmente no mercado doméstico.
“O foco atual está em explorar o mercado local, que ainda guarda muitas oportunidades”, comentou o Safra.
Um dos objetivos da companhia é fortalecer os segmentos de planos de previdência e sua nova vertical Sinqia Digital, que já está mostrando resultados com Simply e FEPWeb.
Embora as aquisições internacionais estejam fora da jogada no momento, a Sinqia está de olho em ativos na América Latina e na Espanha.