Tebet: PIB prova que inflação não é por demanda, e ministra engrossa coro por corte de juros
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022 foi uma “notícia boa”.
Ela afirmou que o governo espera um gesto positivo do Banco Central (BC) sobre a taxa de juros. As declarações foram feitas nesta quinta-feira, 2, a jornalistas durante a cerimônia de lançamento do novo Bolsa Família no Palácio do Planalto.
No último ano, a economia brasileira cresceu 2,9% em relação a 2021. O resultado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em linha com a expectativa do mercado, que apontava para uma alta de 3%.
“É um somatório para mostrar que estamos fazendo dever de casa com o PIB. Apesar de ser do ano passado, se mostrou positivo a ponto de podermos estar num diálogo com o Banco Central e com o Copom, mostrando que a inflação não é por demanda. Tivemos crescimento acima das expectativas e estamos fazendo o dever de casa”, disse Tebet a jornalistas no Palácio do Planalto.
- Entre para o Telegram do Money Times!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Em decorrência dos números apresentados, a ministra disse que espera “um gesto positivo a favor do Brasil na próxima reunião do Copom”.
Na quarta-feira (1º), Tebet já havia afirmado que o governo está fazendo um “esforço concentrado” para mostrar para o BC que é possível reduzir os juros no País. Na ocasião, a ministra disse que o governo busca mostrar para o BC que o problema da inflação não é demanda.