TCU não encontra falhas em urna eletrônica durante eleições
O Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou um balanço preliminar sobre o funcionamento das urnas eletrônicas nesta quarta-feira (5) onde afirma não ter encontrado nenhum indício de problema no equipamento ou na contagem de votos durante as eleições que aconteceram no domingo (2).
“Foi a verificação da primeira amostra, colhida no dia da eleição, e o resultado mostrou zero erro, zero de inconsistência no processo eleitoral”, disse o ministro Bruno Dantas, vice-presidente do TCU.
“A análise foi encerrada no início do dia 3 de outubro e o processo de conferência de votos por candidato para os cargos de senador, governador e presidente não registrou nenhuma inconsistência de dado incorreto”, completou Dantas.
Inicialmente, o tribunal iria checar 540 boletins de urna, mas 20 boletins foram colhidos a mais pelos auditores nos estados. O TCU ainda vai checar 4.161 boletins de urna impressos. Esses boletins serão enviados pelo Correios ao tribunal. O objetivo também é atestar a veracidade dos dados divulgados pelo TSE no primeiro turno das eleições.
O resultado dessa checagem maior deve sair em novembro. O Ministério da Defesa não se pronunciou sobre as auditorias.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil