Portos

TCP planeja investir R$ 2,5 bilhões para ampliar instalação em Paranaguá

22 jul 2020, 21:38 - atualizado em 22 jul 2020, 21:38
Porto Paranagua
A empresa pretende instalar um parque logístico com capacidade para atender 200 caminhões ao mesmo tempo (Imagem: Twitter)

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), braço da chinesa CMPort no porto paranaense, estuda um investimento de 2,5 bilhões de reais para ampliar suas instalações na área, informou nesta quarta-feira a autoridade portuária local.

De acordo com comunicado da Portos do Paraná, a empresa pretende instalar um parque logístico com capacidade para atender 200 caminhões ao mesmo tempo, linhas férreas, um novo pátio de automóveis, um armazém de 20 mil metros quadrados e um novo terminal de fertilizantes.

Questionada sobre o valor do investimento citado pelo porto, a TCP afirmou que o projeto ainda está em fase preliminar de desenvolvimento e que “passará por processos e análises antes da sua execução”.

O projeto, que foi apresentado nesta quarta ao governador Ratinho Junior (PSD), visa reduzir custos operacionais e atrair mais exportadores do Sul e Sudeste para Paranaguá, bem como aumentar a captação de cargas do Paraguai, segundo a autoridade.

O terminal de contêineres administrado pelo TCP possui atualmente capacidade para movimentar 2,5 milhões de TEUs (unidade equivalente a 20 pés) por ano. A companhia faz parte da China Merchants Port (CMPort) desde 2018.