AgroTimes

Tchau, picanha? Lula nega plano de vale-carne; ‘Não existe essa bobagem’, diz

13 mar 2024, 14:30 - atualizado em 13 mar 2024, 14:30
lula carnes vale-carne
“Não existe essa bobagem de vale-carne”, afirma Lula ao SBT (Imagem: UESLEI MARCELINO/Reuters)

Durante entrevista ao SBT Brasil, o presidente Lula afirmou que não existe a “bobagem” da criação do “vale-carne“. O projeto, criado por grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul, foi apresentada ao ministro Paulo Teixeira em 2023.

“Não existe essa bobagem. É uma bobagem muito grande, porque, veja, isso foi o seguinte: um cidadão entregou uma carta ao ministro, e esse ministro mandou a carta para Casa Civil e disse para a imprensa que iria estudar”, explicou Lula. “Eu ri muito quando vi a notícia do vale carne, sinceramente. Eu não acreditei que pudesse ser verdade”

  • MONEY PICKS – UMA ANÁLISE 360º DO MERCADO: O Money Times analisou 20 carteiras recomendadas para descobrir onde estão as melhores oportunidades de investimento para março, segundo as maiores casas de análise e bancos do país. Confira o material completo gratuitamente aqui. 

De acordo com Teixeira, a ideia está em análise no Governo Federal, porém, tem poucas chances de avançar.

Além disso, o presidente disse que a proposta foi enviada por um cidadão a um ministério, que encaminhou ao Planalto, e não uma medida seriamente estudada pelo governo.

Segundo Lula, a prioridade é diminuir o preço da carne. “Mas já abaixou, é importante lembrar. Não abaixou o tanto que a gente queria, mas já abaixou muito o preço da carne”, citou o presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto “Carne no Prato”

A proposta do “Vale-Carne”, ou “Carne no Prato”, foi enviada por um grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul, em 2023. O projeto visa a criação de um voucher que permita às famílias carentes a compra de carne bovina.

No valor de R$ 35, o voucher seria o suficiente para a compra de ao menos 2 quilos de carne ao mês por família. A proposta pretendia abranger apenas famílias inscritas no CadÚnico, podendo beneficiar até 19,5 milhões de pessoas.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.