Carreiras

Tchau, Brasil? Veja os países que mais contratam brasileiros

03 abr 2024, 12:51 - atualizado em 03 abr 2024, 12:51
Turismo, Imigração, Internacional, EUA, Portugal, Paraguai, Reino Unido, Japão
EUA e Portugal acoplam o maior número de brasileiros imigrantes (Imagem: Julio Ricco/Getty Images/Canva)

Quase 4,6 milhões de brasileiros vivem em países estrangeiros, segundo estimativa divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores. Com base em informações prestadas pelos 196 postos do ministério, nos quais acoplam embaixadas, consulados-gerais, consulados e vice-consulados, em média, 4.598.735 brasileiros estão fora do país.

“Existem muitos brasileiros trabalhando no exterior, a maioria desses profissionais estão nos EUA e Portugal que são destinos frequentes especialmente dos brasileiros qualificados que buscam melhores condições profissionais e mais qualidade de vida”, aponta Vinicius Bicalho, advogado e CEO da Bicalho Consultoria Legal.

A concentração de brasileiros em outras regiões do mundo, aponta o clima, cultura e adaptação algumas das principais questões na decisão de mudança de carreira e processo de imigração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais os países mais procurados por brasileiros?

Segundo as estatísticas do Ministério, a maior concentração de brasileiros está na região do consulado-geral de Nova York, seguida pelas regiões de Boston, Miami, Lisboa e Londres.

Sendo assim, os países com maior número de brasileiros são:

  • Estados Unidos — 1,9 milhão (42% do total);
  • Portugal — 360 mil;
  • Paraguai — 254 mil;
  • Reino Unido — 220 mil;
  • Japão — 206,9 mil.

É importante ressaltar que os dados são referentes a 2022, do Ministério de Relações Exteriores.

Dados retirados do Ministério da Justiça e Bureau of Labor and Statistics (BLS), apurados pela Bicalho Consultoria Legal.

A tão sonhada cidadania em Portugal se tornou mais fácil para brasileiros

A tão aguardada alteração ao artigo 15º da Lei da Nacionalidade foi aprovada pelo Parlamento de Portugal nesta segunda-feira (1). Trata-se de uma modificação em como é contabilizado o prazo de residência para efeito da solicitação.

  • A escassez de talentos tem sido uma pedra no caminho para crescimento das empresas; mas recrutadores não estão idealizando demais os candidatos? Psicóloga e diretora de Gestão Estratégia de pessoas fala sobre os mitos e verdades sobre talentos:

Agora, brasileiros e estrangeiros não precisam mais esperar pelo prazo entre a solicitação da residência e a obtenção da mesma.

Sendo assim, aqueles que moram no país há pelo menos cinco anos e ainda não tinham o tempo necessário para receber a autorização serão beneficiados.

No entanto, é importante ressaltar que o período de residência legal exigido, que é de cinco anos, não foi alterado.