Tchau, Bolsa: Número de investidores pessoa física volta a encolher na B3 (B3SA3)
O número de CPFs de investidores que investem no mercado de ações voltou a cair em maio, mostra documento da B3 (B3SA3) enviado ao mercado nesta quarta-feira (12).
- 10 ações para investir neste mês: veja a carteira recomendada da analista Larissa Quaresma, baixando este relatório gratuito.
Segundo o boletim, o mês marcou 5.116.809 investidores, contra 5.293.390 do mesmo período do ano passado, recuo de 3,3%.
A renda variável vive um péssimo momento, com o Ibovespa despencando 9,62% no ano em meio à previsão de juros mais altos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, e à deterioração fiscal do governo. Na semana que vem, o Copom volta a se reunir para definir a taxa básica de juros.
Algumas casas, como Itaú, esperam que o Banco Central interrompa o ciclo de cortes. Juros mais altos tornam os títulos de renda fixa, por exemplo, mais atrativos, sugando os recursos da bolsa.
Volume de ações também cai
Outro termômetro para verificar a saúde financeira da bolsa é o volume de ações negociado. Um volume alto significa que o mercado está aquecido. E, nesse aspecto, a B3 voltou a reprovar. O volume caiu 8,8%, a R$ 24 bilhões.
Em relação a abril, houve queda de 3,4%. Todo o mau humor com a bolsa também se reflete na própria ação da B3. A ação derrete 26,61% no ano, a R$ 10,40.