Táxi-robô da Amazon ‘pega estrada’ pela primeira vez; veja vídeos
A Zoox, unidade de veículos autônomos da Amazon, anunciou nesta segunda-feira (13) que seus táxis autônomos, ou táxis-robôs, colocaram as rodas em vias públicas pela primeira vez em teste com funcionários.
Na semana passada, a Zoox recebeu sua permissão de teste sem motorista do Departamento de Veículos Automotores da Califórnia (DMV) para operar o táxi-robô de forma autônoma em vias públicas, vazias e com funcionários da Zoox como passageiros, de acordo com um comunicado divulgado pela empresa.
Aicha Evans, CEO da Zoox, diz que “este é um marco incrível para a Zoox e para a indústria de veículos autônomos como um todo”. O objetivo, conforme aponta a empresa, é em breve oferecer o serviço para o público geral.
“No fim de semana, Jesse [Levinson, chefe de tecnologia] e eu fizemos o primeiro passeio autônomo em nosso robô-táxi especialmente construído em vias públicas abertas”, comenta.
Zoox made history! Over the weekend, Jesse and I took the maiden autonomous ride in our purpose-built robotaxi on open public roads. This is an amazing milestone for @Zoox and the AV industry as a whole. It’s a testament to our vision and the dedication, https://t.co/Kx4RtMoEvC… pic.twitter.com/Pi62RnrCqx
— Aicha Evans (@aicha2evans) February 13, 2023
Em julho de 2022, a Zoox já havia anunciado que autocertificou um veículo de passageiros elétrico, totalmente autônomo e construído especificamente para os Padrões Federais de Segurança de Veículos Automotores (FMVSS, na sigla em inglês).
Os FMVSS são os requisitos federais de desempenho de segurança veicular necessários para operar em vias públicas.
Táxi-robô da Amazon coloca a roda na estrada
Após os testes anunciados nesta segunda, a Zoox comenta que foi a primeira vez na história que um robô-táxi construído sem controles manuais dirigiu de forma autônoma em estradas públicas abertas.
O teste foi realizado entre dois prédios da Zoox, a 1,6 quilômetro de distância em sua sede em Foster City, Califórnia, segundo informações da Reuters.
Também foi anunciado que os funcionários poderão andar no táxi-robô entre os escritórios em Foster City durante o horário comercial.
“Eles poderão ver os resultados de todo o seu trabalho duro fazendo viagens autônomas e experimentando o veículo navegando perfeitamente pelas estradas antes de qualquer outra pessoa”, diz o comunicado.
Confira o vídeo da empresa sobre o teste em vias públicas:
“Colocar o veículo em uma via pública aberta e validar nossa abordagem para todos os diferentes requisitos, incluindo regulamentares, é um grande passo e não o teríamos feito a menos que internamente já estivéssemos olhando o início da operação do negócio”, disse o presidente-executivo, Aicha Evans, a jornalistas em teleconferência a qual a Reuters teve acesso.
Evans se recusou a fornecer um cronograma para o lançamento comercial, que precisará de autorizações adicionais do governo.
A Amazon, que vem se expandindo agressivamente para a tecnologia de direção autônoma, comprou a Zoox por US$ 1,3 bilhão em 2020.
Com informações da Reuters.