Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Taxa de vacância de condomínios logísticos tem menor índice em 4 anos, mostra pesquisa

Diana Cheng - 30/10/2019 - 16:08
XP logística
A pesquisa detectou uma tendência de retomada dos preços para os próximos anos (Imagem: Site da XP Logística)

A taxa de vacância de condomínios logísticos fechou o terceiro trimestre do ano em 19,2%, de acordo com o estudo First Look da JLL. Com queda de 4 pontos percentuais na comparação anual, o índice, de acordo com a empresa de serviços imobiliários, é o menor em quatro anos. Mais de 520 mil m² foram ocupados no período.

“Saímos de uma vacância de 27,7% em 2016 e devemos encerrar 2019 com uma taxa de 19,2%. Isso se deve primordialmente a projetos de alto padrão bem localizados”, afirma Ricardo Hirata, gerente de Transações da JLL.

A região Sudeste foi responsável por 81% das absorções. Só São Paulo concentrou 67% do total de transações.

Outras regiões do país tiveram bons índices por conta de grandes contratos de locação, como Minas Gerais com a Ambev (ABEV3), e Pernambuco, com o Carrefour (CRFB3).

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Com base nos bons termos de expansão, Hirata espera que 2019 supere 2018 em diversos índices.

A pesquisa também detectou uma tendência de retomada dos preços para os próximos anos. O preço de locação pedido continua estável, enquanto o preço negociado se recuperou pelo segundo trimestre consecutivo.

“O mercado está se recuperando de forma lenta, mas consistente. Em 2013, chegamos a ter um deslocamento de apenas 11% entre preço pedido e preço efetivamente transacionado. Em 2017, esse índice saltou para 28%. Desde então, vemos queda e agora atingimos o patamar de 18%”, comenta Hirata.

Última atualização por Diana Cheng - 30/10/2019 - 16:08