Taurus (TASA4) vai lançar novo calibre para atender legislação
A Taurus (TASA4) prepara um novo calibre de pistola, similar ao 9x19mm, que vai atender a nova legislação do governo Lula e poder ser vendido no mercado brasileiro. Ele será pouco mais fraco que o tradicional 9x19mm, e mais forte que o .380 ACP, e deverá estar disponível nas plataformas mais populares da empresa, como a pistola G2C e GX4. A nomenclatura do calibre ainda não foi definida, pois ele será pioneiro no mundo. “Um novo calibre Taurus“, na definição do CEO, Salesio Nuhs.
A nova munição começou a ser desenvolvida em novembro do ano passado, no centro integrado de tecnologia e engenharia da Taurus (TASA4), segundo afirmou, nesta terça-feira (15), o CEO da empresa, Salesio Nuhs, ao Money Times. O novo cartucho terá até 405 joules de potência -no limite estabelecido pelo decreto 11.615/2023- que determina que as armas de porte (como pistolas e revólveres) tenham potência máxima de exatos 407 joules.
Suas dimensões serão medidas em polegadas, e será similar a de outros calibres com 9mm de diâmetro, como o 9×19 mm, o .380 ACP (também conhecido como 9mm curto), o .38, etc.
A munição será fabricada pela CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos), principal acionista da companhia, e já está em processo de homologação no Exército, podendo ser lançada ainda neste ano.
“A restrição do 9mm é uma questão irracional. O .38, o .357, o .380 e o 9mm têm o mesmo diâmetro”, afirmou o CEO da Taurus (TASA4). Sobre a potência do calibre, Salesio afirmou que terá “mais energia que o .380, porém dentro do limite que é permitido pela nova legislação”.
- Mercado Livre (MELI34) declara guerra aos concorrentes e chama atenção dos analistas: É hora de comprar as ações da gigante do e-commerce? Veja quais são as oportunidades no Giro do Mercado, é só clicar aqui. Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.