Empresas

Taurus (TASA4) recebe aval para fabricar armas na Índia; operação começa em janeiro

10 nov 2023, 10:40 - atualizado em 10 nov 2023, 10:40
A fábrica da Taurus/Jindal Defense recebeu permissão para iniciar suas operações
A fábrica da Taurus, em parceria com a Jindal Defense, começa a operar em janeiro na Índia (divulgação/Jindal Defense)

A Taurus (TASA4) conseguiu a permissão do governo indiano para começar a fabricar armas no país. A operação deve começar em janeiro.

A autorização foi concedida nesta quinta (9), de acordo com documento obtido pelo Money Times.

A fábrica, que já está pronta, é fruto de uma joint-venture com a Jindal Defense, nomeada de ‘Jindal Taurus’. As vendas iniciais terão foco no mercado civil indiano e a capacidade produtiva será de 1,5 mil armas por dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Auge do processo”, diz CEO

“Avalio essa permissão como uma recompensa por esses três anos de desafios que enfrentamos na Índia”, diz o CEO da Taurus, Salesio Nuhs, ao Money Times.

Ele afirma que o processo foi longo, com entendimento da cultura e burocracia indiana, especialmente na área de defesa. “É o auge desse processo e um motivo de orgulho para nós e todos os brasileiros. Estamos aptos a transferir tecnologia para a Índia”, diz.

A operação integra um processo maior, que a Taurus está disputando no local: uma licitação bilionária de fuzis.

  • Casas Bahia (BHIA3) escorrega e prejuízo dispara +300%: E agora? Confira no Giro do Mercado o que fazer com as ações da gigante varejista, segundo o analista Fernando Ferrer. É só clicar aqui:

Taurus participa de licitação bilionária de fuzis

A operação da fábrica é mais um avanço da Taurus em busca da vitória na licitação bilionária do governo indiano. A administração quer 425 mil fuzis, e a fabricante gaúcha concorre no processo.

Para participar da disputa, governo exige que os licitantes internacionais fabriquem ao menos 60% dos componentes das armas com parceiros na Índia, o que frutificou na joint-venture da Taurus com a Jindal Defense, realizada nos últimos anos.

A Taurus concorre com seu fuzil T4 no pleito, e o resultado deve sair no próximo mês, quando o governo indiano testará as armas, com etapas no Himalaia, com testes a menos de 20º.