Taurus Armas (TASA4): Ação cai após Lula determinar revisão da política de acesso às armas
As ações de Taurus Armas (TASA4) operam em desvalorização no Ibovespa (IBOV) nesta segunda-feira (2). Por volta de 15h55, a ação caia 2%, a R$ 13,11.
Na véspera, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que revisa a política de acesso às armas e a suspensão da emissão de novas licenças até que o novo arcabouço legal seja finalizado.
Em contrapartida, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscava ampliar e facilitar o acesso da população as armas de fogo em seu governo. Contudo, Lula não parece levantar a mesma bandeira e, ao analisar a matéria, o gabinete de transação do petista propôs a revogação de nove medidas baixadas pelo governo Bolsonaro.
Entenda reação da Taurus
Felipe Leão, especialista do Valor Investimentos, explica que Taurus Armas está entre os papéis que podem perder valorização com a entrada do governo Lula.
Leão destaca que nos últimos quatro anos, o desempenho de TASA4 foi influenciado pelo viés armamentista de Bolsonaro, além dos investimentos em segurança pública.
Já Luis Novaes, da Terra Investimentos, diz que o maior entrave para que armamento seja adquirido pode refletir em um resultado menor para a indústria. Contudo, segundo o analista, isso é algo que o mercado vem precificando há algum tempo.
Entre setembro e novembro de 2022, na reta final do mandato de Bolsonaro, mais de 2 mil armas foram registradas por CACs (categoria que reúne caçadores, atiradores e colecionadores) por dia, em média. O índice mais que duplicou em comparação com a média de 870 registros diários entre janeiro e agosto.