Internacional

Tarifaço de Trump: Taxa de 25% para Canadá e México passa a valer a partir deste sábado (1)

01 fev 2025, 9:30 - atualizado em 31 jan 2025, 9:53
donald trump estados unidos eua
Trump também afirmou que o governo está se preparando para aplicar novas tarifas à China e União Europeia. (Imagem: REUTERS/Carlos Barria)

A partir deste sábado (1), os produtos provenientes do Canadá e México passam a ser taxados nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump anunciou, na quinta-feira (30), uma tarifa de 25% sobre os dois países.

Trump listando os motivos que levaram a decisão. Os principais, segundo ele, são o número de imigrantes que ambos levam para os EUA, as drogas que passam pelas fronteiras e os “enormes” subsídios que o governo americano dá aos seus dois vizinhos.

A princípio, fica de fora da nova taxa de importação o petróleo canadense e mexicano. No entanto, o governo americano está avaliando se incluirá a commodity na medida.

Segundo dados da Administração de Informações sobre Energia (EIA, na sigla em inglês), em outubro, os Estados Unidos importaram cerca de 4,6 milhões de barris por dia de petróleo do Canadá e 563 mil barris do México.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump planeja anunciar mais tarifas

O presidente americano também afirmou que o governo está se preparando para aplicar novas tarifas à China, justificando que o país asiático precisa fazer algo para evitar o envio do opioide fentanil para os EUA.

Durante a sua campanha eleitoral, Trump chegou a dizer que a taxação aos chineses seria de 60%, mas o valor mencionado caiu para 10% após a sua posse, no dia 20 de janeiro.

O republicano também prometeu taxar a União Europeia e ameaçou os países membros do Brics com tarifas de 100% caso o bloco continue com o plano de criar uma moeda própria para substituir o dólar no comércio dentro do grupo.

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.