Economia

Tarifaço de Trump: ‘Diante do incêndio, Brasil está mais perto da porta de saída’, diz Haddad

08 abr 2025, 18:57 - atualizado em 08 abr 2025, 18:57
haddad-bradesco-bbi
(Imagem: Money Times/Giovana Leal)

Diante das tarifas anunciadas por Donald Trump na semana passada, o Brasil “está bem”, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Os Estados Unidos taxaram as importações brasileiras em 10%.

“Diante do incêndio, estamos mais perto da porta de saída”, afirmou Haddad no evento 11º Annual Brazil Investment Forum, do Bradesco BBI, nesta terça-feira (8).

Além de destacar que o Brasil recebeu a tarifa mínima, o ministro disse que as taxas anunciadas substituíram a política de cotas de importação. “Nossos produtos lá, no mercado dos Estados Unidos, vão ficar mais baratos”.

Vale ressaltar que países como Lesoto e Saint-Pierre e Miquelon foram taxados em 50%. Já a China, por sua vez, teve as tarifas elevadas a 104%, após retaliação.

  • E MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como

Haddad argumentou também que não é o momento de anunciar medidas de contraposição às taxas norte-americanas e que é necessário “ver se a poeira abaixa”. “A pior coisa que o país pode fazer neste momento é sair a campo sem a prudência diplomática que sempre tivemos”, afirmou.

“Nós não temos condições de prever o desarranjo que isso vai provocar. A única coisa que podemos dizer é que é um solavanco forte demais para não ter consequências sobre perda de produtividade e sobre o crescimento da economia global”.

Segundo o ministro, os EUA “não têm olhos” para o Brasil, uma vez que o “problema” do país hoje é a China. “Eles viram crescer uma potencial militar e econômica que, pela primeira vez, é um desafio concreto. Uma potencial como a China é a primeira vez que os Estados Unidos se depara”, afirmou.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar