Tarde vazia… mas não em Brasília: Renúncia do ministro de Lula, temporada de balanços, dividendos e outras notícias
A fase útil da semana do feriado de Tiradentes termina nesta quinta-feira com um toque de “Tarde Vazia”, clássico da banda paulistana Ira!.
A semana do mercado financeiro brasileiro aproxima-se do fim com a agenda esvaziada, o que tende a drenar a liquidez e deixar os ativos locais a reboque das bolsas estrangeiras.
Lá fora, entretanto, o clima é ruim. As bolsas de valores da Europa abriram em queda e os índices futuros de Wall Street amanheceram no vermelho.
Pela manhã, ainda teremos a ata da última reunião de política monetária do Banco Central Europeu e o balanço da Usiminas.
O governo federal também pretende lançar logo cedo o novo marco das Parcerias Público-Privadas, as famosas PPPs.
Se a tarde nos mercados vai ser vazia, em Brasília o clima deve esquentar com a provável instalação de uma CPI mista para investigar os atos de 8 de janeiro depois da renúncia do general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi a primeira baixa no alto escalão do governo.
Lula, por sua vez, antecipou para hoje à noite o embarque para seu primeiro giro pela Europa desde a posse.
Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
REPORTAGEM ESPECIAL
Com expectativas baixas, temporada de balanços do 1T23 pode ser mais positiva — mas isso não quer dizer que as empresas estão brilhando. A maioria das companhias deve apresentar números que são “mais do mesmo” nesta temporada de resultados, com a pressão dos juros castigando as despesas financeiras.
DINHEIRO NA CONTA
Rumo (RAIL3), CCR (CCRO3) e Raia Drogasil (RADL3) anunciam distribuição de dividendos. Combinados, os proventos a serem pagos pelas três empresas a seus acionistas somam cerca de R$ 275 milhões. Confira os detalhes.
ESTRADA DO FUTURO
A inteligência é artificial, mas a estupidez é humana. As ações-meme que dispararam com a onda do ChatGPT. Na coluna de hoje, o analista Richard Camargo mostra alguns exemplos de estupidez financeira envolvendo IA em meio à revolução provocada pelos chatbots.
VOCÊ FOI SELECIONADO PARA ENTRAR NO GRUPO VIP
O Seu Dinheiro acabou de liberar acesso ao nosso grupo mais seleto no Telegram. Nossa equipe de repórteres especiais circula entre os maiores nomes do mercado financeiro e envia informações exclusivas por lá. Clique aqui para participar de graça!
Uma boa quinta-feira para você!