Tarciana Medeiros é eleita 18ª mulher mais poderosa do mundo, segundo a Forbes
A presidente do Banco do Brasil (BBAS3), Tarciana Medeiros, foi eleita a 18ª mulher poderosa do mundo, e a única mulher brasileira a entrar no ranking da Revista Forbes, divulgado na quarta-feira (11) de ontem.
Para a Forbes, Tarciana é uma ‘’defensora apaixonada de políticas ambientais’’, enfatizado ainda mais durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU, no ano e 2023.
“No mesmo mês, ela firmou uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável”, disse a Forbes.
No topo da lista, está a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, seguido em segundo lugar com a alemã e presidente do Banco Central Europeu (BCE) Christine Lagarde, e em terceiro a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
Entre os critérios para entrar no ranking de mulheres mais poderosas do mundo, a revista leva em conta fatores como fortuna, visibilidade e influência. Já para as líderes políticas, os critérios considerados são o PIB e a população do país, enquanto empresárias, são escolhidas por conta das receitas como lucro e a quantidade de funcionários.
Tarciana se tornou a primeira mulher a ser a presidente do Banco do Brasil (BB) desde sua fundação em 1808. A paraíbense é formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão.
Antes disso, trabalhou como feirante e professora, para então anos depois ingressar na carreira bancária, onde ocupou cargos de relacionamento, gerência e negócios, passando por unidades do Norte, Nordeste e Capital Federal.