Taliban afegão obtém grande avanço ocupando passagem de fronteira com o Paquistão
Combatentes do Taliban no Afeganistão disseram nesta quarta-feira que assumiram o controle de uma das principais passagens de fronteira com o Paquistão, talvez o objetivo mais estratégico que já capturaram em um avanço rápido pelo país agora que as forças dos Estados Unidos estão batendo em retirada.
Uma autoridade paquistanesa disse que os combatentes retiraram uma bandeira do governo afegão do alto do Portão da Amizade da passagem de fronteira entre a cidade paquistanesa de Chaman e a cidade afegã de Wesh.
A passagem localizada ao sul de Candahar, a principal cidade do sul do Afeganistão, é o segundo ponto de entrada mais movimentado do país sem saída para o mar e o principal elo entre seu vasto sudoeste e portos paquistaneses. Dados do governo afegão mostram que ele é usado por 900 caminhões por dia.
A ocupação obrigou o Paquistão a isolar partes de sua fronteira com o Afeganistão na esteira de combates intensos entre o Taliban e forças afegãs nos arredores de Wesh.
Autoridades afegãs disseram que forças do governo repeliram os combatentes do Taliban e controlam o distrito fronteiriço de Spin Boldak na província de Candahar, mas civis e autoridades do Paquistão disseram que o Taliban controla os postos de fronteira de Wesh.
O controle dos postos de fronteira é uma fonte de renda para o Taliban, disse Shafiqullah Attai, presidente da Câmara de Comércio e Investimento da capital paquistanesa Cabul.