Taiwan diz que conflito na Ucrânia ditará exercícios militares deste ano
Os principais exercícios militares de Taiwan este ano vão se basear nas experiências da guerra na Ucrânia, com foco no conflito assimétrico e cognitivo, bem como no uso de reservas, enquanto pratica o combate a um ataque chinês, disse uma autoridade de alto escalão nesta quarta-feira.
Taiwan, reivindicada pela China como parte de seu território, elevou seu nível de alerta desde a invasão russa da Ucrânia, temendo que Pequim possa fazer um movimento semelhante na ilha, embora não tenha relatado sinais de que isso esteja prestes a acontecer.
As lições a aprender com a guerra foram amplamente debatidas em Taiwan e discutidas com os Estados Unidos, de acordo com o ministro da Defesa de Taiwan.
Lin Wen-huang, chefe do departamento de operações conjuntas do Ministério da Defesa de Taiwan, disse que os exercícios Han Kuang deste ano, que simulam uma invasão chinesa e são os maiores jogos de guerra anuais de Taiwan, “se basearão na experiência” da guerra na Ucrânia.
“É claro que vamos acompanhar de perto a guerra Rússia-Ucrânia e os movimentos das Forças Armadas comunistas chinesas, e realizaremos exercícios”, disse ele a repórteres.
“Levando em conta as lições da guerra Rússia-Ucrânia, os militares continuarão avançando no aprimoramento do uso de guerra assimétrica, guerra cognitiva, operações de guerra eletrônica e de informação, e uso de reservas e força total da nação.”
A China descartou quaisquer comparações entre a Ucrânia e Taiwan, dizendo que Taiwan é parte da China e não um país independente.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!