CryptoTimes

Tailândia usará blockchain para coletar impostos sobre bens de forma mais eficiente

08 dez 2020, 10:08 - atualizado em 08 dez 2020, 10:08
Em vez de aumentar os impostos, o departamento fiscal do país visa coletar essas taxas de forma mais eficaz via blockchain (Imagem: Facebook/Excise Department)

O Departamento de Impostos Especiais da Tailândia planeja usar a tecnologia blockchain na implementação de um novo sistema que coleta impostos de forma eficiente em vez de aumentá-los, segundo artigo do Bangkok Post.

O Departamento de Impostos Especiais (do inglês “Excise Department”), parte do Ministério das Finanças do país, é responsável pela coleta de impostos sobre a venda de produtos e bens fabricados e vendidos.

Segundo o artigo, a meta fiscal para 2021 é de aproximadamente 530 bilhões de bahts tailandeses.

O departamento utilizará a tecnologia blockchain para ajudar a identificar o preço, a taxa de importação e a responsabilidade fiscal de cada produto importado, de acordo com Lavaron Sangsnit, diretor-geral do Departamento.

A ideia é que a tecnologia blockchain dificulte a evasão fiscal porque o Departamento de Impostos Especiais, além do Departamento da Receita e do Departamento da Alfândega, terão a mesma base de dados para realizar as auditorias fiscais, acrescentou ele.

O Departamento de Impostos Especiais começou a planejar essa implementação no ano passado, a fim de criar um sistema baseado blockchain para avaliar as declarações fiscais sobre exportações de petróleo, que totalizam ⅔ da receita total coletada pelo departamento.

theblock@moneytimes.com.br