Saúde

Tailândia negocia direito de produzir vacina de Oxford

21 ago 2020, 10:46 - atualizado em 21 ago 2020, 10:46
Vacinas
Tailândia detectou até agora 3.390 casos de coronavírus e registrou 58 mortes (Imagem: Pixabay)

A Tailândia pretende garantir acesso a uma candidata a vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, por meio de um acordo que daria ao país do Sudeste Asiático os direitos de tecnologia para produção local.

“Estamos finalizando nossa carta de intenções para cooperar com o time de pesquisa de vacinas de Oxford”, afirmou o ministro da Saúde, Anutin Charnvirakul, nesta sexta-feira. “Assim que esse processo for concluído, vou assinar imediatamente.”

A transferência de tecnologia é uma das três vias para a Tailândia ter acesso a vacinas, segundo o Ministério da Saúde.

O país deve iniciar os testes em humanos em setembro e planeja a compra adiantada de vacinas no mês que vem por meio do programa Covax, estabelecido por um grupo formado por Aliança GAVI, Coalização para Inovações em Preparo para Epidemias e Organização Mundial da Saúde.

A Tailândia detectou até agora 3.390 casos de coronavírus e registrou 58 mortes. Nenhum caso de transmissão local foi relatado em quase três meses, mas as autoridades ainda temem o ressurgimento do vírus, como aconteceu no Vietnã e Nova Zelândia.