Suzano (SUZB3) compra terras da Timberland, sob gestão do BTG, por R$ 1,83 bilhão
A Suzano (SZUB3) fechou a compra de 70 mil hectares de terras no Mato Grosso do Sul por R$ 1,83 bilhão. Para tanto, a fabricante de papel e celulose vai assumir duas sociedades de propósito específico (SPEs), a Timber VII SPE e a Timber XX SPE, atualmente sob gestão do BTG Pactual Timberland Investment Group.
Segundo o fato relevante divulgado na noite de sábado (23), o pagamento será feito à vista na conclusão do negócio, prevista para 2024. O acordo prevê que o valor seja convertido em dólar, caso o fechamento da aquisição ocorra após 31 de março.
- O que esperar do dólar em 2024? Confira como a inflação dos Estados Unidos pode ditar o cenário da moeda no próximo ano e onde investir para aproveitar as perspectivas, segundo o analista Enzo Pacheco. É só clicar aqui:
O valor a ser pago pela Suzano também poderá ser ajustado, “no que se referem aos aspectos econômicos e operacionais usuais neste tipo de operação.” A aquisição também está sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Suzano (SUZB3): Aquisição visa garantir autossuficiência em eucalipto
Segundo a Suzano, dos 70 mil hectares de terras que comprará, 50 mil são úteis. Parte dessa área está ocupada por eucaliptos em idades variadas. Trata-se da principal matéria-prima da companhia, que é uma das maiores produtoras de papel e celulose à base de eucalipto do mundo.
Para justificar a transação, a empresa afirma que “a operação está alinhada a sua estratégia de criar opcionalidade em seu negócio e ampliar a sua autossuficiência no suprimento de madeira.”
Veja o fato relevante da Suzano (SUZB3) sobre a aquisição das terras do BTG Timberland: