Fibria

Suzano lidera perdas do Ibovespa com mudança em plano de emissão de títulos

29 maio 2018, 15:29 - atualizado em 29 maio 2018, 15:32

Por Investing.com – Em dia positivo para o mercado de ações como todo, os papéis da Suzano Papel e Celulose (SUZB3) operam com forte queda de 5,38% a R$ 42,52. O mercado reage negativamente à notícia de que a companhia, diante do recuo nos preços nos mercados emergentes pode elevar a uma menor emissão de títulos globais. As informações são da Bloomberg.

Em março, a companhia informou que pretendia captar US$ 6,9 bilhões em eurobônus, que serviria para o pagamento de um empréstimo-ponte de três anos para o pagamento da compra da Fibria (FIBR3).

A explicação é que, com o mercado internacional de dívida menos atraentes com aumento da taxa de juros nos Estados Unidos, e também com as exportações crescendo devido à desvalorização do real, a companhia estuda uma abordagem diferente.

Uma possibilidade seria usar os recursos em caixa para pagar parte do empréstimo. A agência também informou que a Suzano pode também buscar alternativas de financiamento, que pode incluir até mesmo um novo empréstimo em dólares e títulos no mercado local.

A Suzano concretizou em março um antigo desejo de unir suas operações com a rival maior Fibria, anunciando um acordo que criará a maior produtora de celulose do mundo e que deve disparar novas consolidações em um mercado cujo maior comprador é a China.

A segunda maior produtora de celulose do Brasil, Suzano, fechou acordo com os controladores da Fibria, Votorantim e BNDES, para criar a quinta maior empresa do país em valor de mercado (83 bilhões de reais) sem considerar grupos financeiros, superando oferta melhorada da holandesa Paper Excellence, que já tinha comprado a Eldorado Brasil no ano passado.

Leia mais sobre: