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Suzano vê ganhos maiores com recuperação dos preços da celulose

18 jan 2021, 16:51 - atualizado em 18 jan 2021, 17:38
Suzano SUZB3
A queda do dólar também amortece o efeito de preços mais altos para clientes em ambas as regiões (Imagem: Reprodução/Suzano)

A Suzano (SUZB3) espera que a forte recuperação dos preços da celulose impulsione o lucro e acelere a desalavancagem neste trimestre.

A oferta global de celulose is mais limitada com a retomada da demanda chinesa e depois que produtores com altos custos cortaram a produção em reação à queda dos preços causados ​​pela pandemia.

É uma boa notícia para as empresas de baixo custo como a Suzano, que começou a reajustar seus preços para cima.

“Os fundamentos se apresentam os mais favoráveis ​​do que se pensava”, disse Carlos Anibal de Almeida Jr., diretor comercial de celulose da Suzano. “Os clientes entendidos que os fundamentos atuais justificam o ajuste de preço”, afirmou em entrevista.

A empresa vem subindo os preços há meses consecutivos. O aumento mais recente foi na China, onde um Suzano cobrará US $ 580 a tonelada pela celulose de fibra curta a partir de fevereiro. Os preços, que caíram de US $ 770 em descrição de 2018 para US $ 440 em agosto, podem voltar a US $ 640 no próximo trimestre na Ásia, disse Almeida, citando projeções de analistas.

Os preços também avançaram na Europa, que foi a região mais afetada pela queda da demanda no ano passado. Para janeiro, a Suzano elevou os preços europeus para US $ 750 em relação à média de US $ 680 de 2020. Enquanto outro aumento para a Europa já está em estudo, Almeida disse que consultores preveem que os preços vão subir para US $ 850 neste ano.

A queda do dólar também amortece o efeito de preços mais altos para clientes em ambas as regiões.

A alta dos preços tem um grande impacto na Suzano, já que a celulose responde por 90% do Ebitda, o maior peso entre os concorrentes, de acordo com o JPMorgan Chase.

O ganho das ações da empresa no último ano é mais que o dobro do registrado por um índice global de empresas do segmento madeira e silvicultura.

“Como a mudança de mercado veio no final do ano passado, podemos ver o impacto nos resultados do primeiro trimestre”, disse o diretor financeiro, Marcelo Bacci, na mesma entrevista. Ele também acredita que os preços mais altos da celulose denominados em dólares tendem a acelerar a desalavancagem da empresa.

O aperto da oferta tem adquiridos a intensificarem as aquisições mensais além do volume previsto nos contratos a fim de se antecipar a novos aumentos, disse Almeida. Ele não quis comentar sobre os clientes da Suzano.

Na semana passada, o JPMorgan disse que algumas indústrias de celulose estão se negando a aceitar novos pedidos de compra de clientes pois seus estoques estão baixos. O espaço para clientes aumentarem o volume mensal de pedidos é limitado, disse Almeida.

“O que posso dizer é que a Suzano está cumprindo todos os contratos”, disse. A empresa planeja usar mais da capacidade de produção neste ano, embora o executivo não tenha comentado se esses planos serão expandidos, dada a recuperação global dos preços.

Os Produtores da América do Norte, onde os custos de produção são maiores do que no Brasil, operaram com margens apertadas ou negativas devido aos preços baixos e prolongados, aumento dos custos de logística e fraqueza do dólar, disse.

Isso fez com que algumas fábricas fechassem ou cortassem gastos com manutenção, o que levou a reduções inesperadas da produção, afirmou Almeida.

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