Sustentabilidade é levado em consideração por 85% das empresas financeiras
Uma pesquisa elaborada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) revelou que 85% das empresas no país levam em consideração ao menos um dos seguintes aspectos: potenciais impactos ambientais, sociais e e governança dos processos de investimento.
Os principais ativos submetidos à avaliação são os de renda variável, representando 44%, private equity e venture capital, com 42%. Na sequência estão os ativos de crédito privado, com 34%, e de renda fixa soberana, com apenas 6%.
Apesar da crescente preocupação com questões sustentáveis, não são todos os ativos que englobam a prática. Luzia Hirata, coordenadora do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da Anbima, explica que o mercado ainda está em processo de amadurecimento e espera que mais empresas coloquem como uma de suas principais prioridades a sustentabilidade.
“Os investidores já têm olhado mais para esses aspectos, mas ainda é de forma tímida”, ressalta a coordenadora, que acrescenta: “As instituições financeiras precisam disseminar mais o tema e padronizar suas informações para facilitar a comparação de uma empresa com outra”.